Página inicial > Notícias > Notícias > História da Irlanda é tema de curso no Câmpus de Porto Nacional

História da Irlanda é tema de curso no Câmpus de Porto Nacional

Por Caroline Falcão | Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 14h46 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA) realiza o curso de extensão “Uma História Político-Literária da Irlanda”, nos dias 13, 20 e 27 de novembro, na sala 18 do Bloco I do Câmpus de Porto Nacional. O objetivo do curso é introduzir aos alunos o contexto histórico político-literário da Irlanda a fim de motivá-los a desenvolver pesquisas no âmbito dos estudos irlandeses, sobretudo, através da literatura do país produzida em Língua Inglesa.

No total são 30 vagas ofertadas para o curso, sendo 20 para alunos de graduação e de pós-graduação e 10 para os demais interessados. As inscrições acontecem de 03 a 11 de novembro, na Coordenação do Curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional. O curso é gratuito e serão emitidos certificados para os participantes com 75% de frequência.

De acordo com a CECLLA, espera-se que os alunos compreendam um pouco melhor o contexto desse pequeno país cuja importância literária é tão significativa. Além disso, o curso busca dialogar com a V Jornada de Estudos Irlandeses que acontecerá na Universidade Federal do Tocantins no Câmpus de Porto Nacional em maio de 2016.

O conteúdo programático conta com um breve resumo da História da Irlanda, identificando sua localização geográfica e pontuando seus principais momentos histórico-políticos como a pré-colonização, a colonização pela Inglaterra, a independência e o 'boom' econômico, conhecido como Tigre Celta, a partir de algumas de suas principais representações literárias. Veja abaixo o conteúdo a ser apresentado por data.

Conteúdo Programático:

13/11 - Pré-colonização, Colonização da Irlanda e a Grande Fome

20/11 - Independência e a divisão da Ilha em Irlanda do Norte e República da Irlanda

27/11 - Tigre Celta: a ascensão e a recessão econômica.