Página inicial > Notícias > Notícias > UFT sedia Conferência Estadual de Cultura nesta sexta e sábado

UFT sedia Conferência Estadual de Cultura nesta sexta e sábado

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 12h19 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com o tema “o que você quer para a Cultura nos próximos 10 anos?”, dezenas de artistas participam da Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro no Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Segundo o secretário estadual de Cultura, Melck Aquino, o encontro tem o objetivo de formular metas de políticas culturais e legislações específicas para o cumprimento dos gestores públicos.

Vice-reitora Isabel Auler em discurso durante abertura da Conferência (Foto: Daniel dos Santos)
Durante a cerimônia de abertura na manhã desta sexta-feira (16), a vice-reitora, Isabel Auler, afirmou o compromisso da instituição com a valorização da cultura estadual. “A universidade tem buscado representar a identidade tocantinense. Recentemente lançamos a coleção de livros de autores tocantinenses com o objetivo de abrigar a literatura local. Estamos com o plano de cultura em discussão. E em um Estado onde 72,5% da população se declara negro ou pardo, segundo o IBGE, temos cotas para quilombolas, indígenas e negros”, explicou.

A artista e professora do curso de licenciatura em teatro pela UFT, Daniela Rosante Gomes,  avaliou o encontro como fundamental para o setor no Tocantins. “A gente precisa balizar uma legislação específica para políticas culturais. Não adianta a gente ter o curso de licenciatura em teatro e não ter as políticas para fomentar a atuação desses profissionais no Estado”.

Também participaram da abertura do evento o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Públicas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Pedro Vasconcellos, o chefe-substituto da Representação Regional Norte do MinC, Alberdan Batista, a vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lélis, a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos, e o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcelo Justino. A cerimônia teve apresentação musical da Banda Sinfônica Mestre Lídio, regida pelo maestro Wada Franciel e formada por jovens de Natividade.