Página inicial > Notícias > Notícias > Projeto de implantação da Horta Mandala é iniciado no Câmpus de Palmas

Projeto de implantação da Horta Mandala é iniciado no Câmpus de Palmas

Por Zeus Bandeira e Cynthia Barreto | Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2015, 09h49 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Na tarde desta quarta-feira (14) foi iniciada a plantação da Horta Mandala, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A ação faz parte do projeto aprovado junto ao CNPq/MDA chamado: "Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da Agricultura Familiar na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus da UFT de Palmas-TO". A horta tem o objetivo de divulgar práticas agroecológicas e a integração de sistemas agroflorestais em uma unidade demonstrativa de Horta Mandala.

Horta Mandala (Foto: Zeus Bandeira)

A professora Keile Beraldo do curso de Agronomia do câmpus de Gurupi explica que o projeto visa sensibilizar, principalmente a comunidade acadêmica, sobre as práticas agroecológicas e sustentáveis do cultivo da Horta Mandala. "Nós procuramos desenvolver a horta em um local de unidade de conservação. Respeitando os códigos florestais dentro da legislação ambiental, construímos a horta no tamanho de 30 metros utilizando os recursos que já temos no câmpus." explica a professora.

Na horta serão cultivadas as mais diversas espécies de plantas, como hortaliças, frutíferas, temperos, além de espécies nativas do Tocantins. "Os próximos passos agora serão trabalhar a compostagem do restaurante universitário para adubar as plantas que virão a crescer na horta." completa a professora Keile.

Para a aluna do curso de biotecnologia da UFT no câmpus de Gurupi, Ana Carolina de Abreu, que participou da construção da Horta Mandala, o contato direto com a produção é algo novo para ela. "Eu sou paulista, e essa experiência direta com a produção era meio longe da minha realidade quando vivia lá. Me sinto feliz por participar do projeto e ajudar nesta causa sustentável." comenta Ana Carolina.