Página inicial > Notícias > Notícias > UFT lança edital de incentivo a novos pesquisadores

UFT lança edital de incentivo a novos pesquisadores

Por Maria Tereza Lemes | Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2015, 16h58 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), lançou o edital do programa "Novos Pesquisadores", que tem como objetivo estimular o surgimento de novos pesquisadores na Universidade Federal do Tocantins. Esta é a primeira vez que um edital é voltado especificamente para formação de pesquisadores, apoiando-os no início de suas trajetórias e disseminando a cultura da produção científica e tecnológica na instituição.

O programa é direcionado para mestres e doutores em início de carreira, com relevante produção em todas as áreas do conhecimento; o candidato deve ter projeto de pesquisa cadastrado na Propesq, pertencer ao quadro efetivo de servidores (professores e técnico-administrativos) da UFT em pleno exercício das atividades; ser participante de Grupo de Pesquisa da UFT; entre outros requisitos. As inscrições serão realizadas no período de 03 de novembro de 2015 a 27 de fevereiro de 2016. Serão oferecidas 20 bolsas, no valor de R$ 3 mil cada uma, paga em parcelas mensais de R$ 500,00, durante um período de 6 meses.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Waldecy Rodrigues, o programa tem reflexo direto na capacidade da universidade em avançar na área de pesquisa. "Essa é uma iniciativa pioneira e de grande impacto no nosso sistema da pesquisa e pós-graduação. Estamos incentivando aqueles mestres e doutores iniciantes e oportunizando a chance de se qualificarem para concorrer aos grandes editais de bolsa. É um estímulo à produção científica de qualidade na nossa instituição", afirma.

Produtividade em Pesquisa da UFT
Também foi lançado o Edital do Programa Institucional "Produtividade em Pesquisa da UFT". Este programa é voltado para servidores doutores, e tem como objetivo incentivar e induzir a submissão de projetos aos grande editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições também iniciam em 03 de novembro de 2015 e vão até 27 de fevereiro de 2016. Neste caso serão oferecidas 20 bolsas no valor total de R$ 9 mil cada uma, pagas em parcelas mensais de R$ 750,00, durante um período de 12 meses.

De acordo com o reitor da UFT, Márcio Silveira, os editais são de fundamental importância para um dos bens mais precioso de uma universidade, que é a pesquisa. "Com o lançamento destes editais, mostramos claramente que mesmo  no meio de uma crise financeira, nós temos priorizado atividades importantes de ensino, pesquisa e extensão. A UFT já foi reconhecida como terceira universidade da região amazônica em produção do conhecimento científico e isso mostra que estamos no caminho certo, oportunizando aos professores  mais uma chance de se dedicar à pesquisa", finalizou Silveira.

Confira abaixo os links para os dois documentos: