Página inicial > Notícias > Notícias > Programa UFTec é apresentado a empresários

Programa UFTec é apresentado a empresários

Por Lean Felipe e Marluce Zacariotti | Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2015, 17h52 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (2), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o lançamento do "UFTec - Tecendo Inovações". O programa foi desenvolvido por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), com o objetivo de estabelecer um canal entre o empresariado tocantinense e a produção intelectual da universidade para incentivar a ampliação das inovações tecnológicas no Estado.

Lançamento do UFTec foi no auditório do Bloco IV, em Palmas (Foto: Jessica Barbosa)Lançamento do UFTec foi no auditório do Bloco IV, em Palmas (Foto: Jessica Barbosa)

O evento aconteceu no auditório do Bloco IV (Reitoria), no Câmpus de Palmas, e contou com a presença do reitor Márcio da Silveira; da vice-reitora, Isabel Auler, além do corpo diretivo da instituição, de professores, técnicos-administrativos, representantes de entidades públicas e privadas e empresários do Estado do Tocantins. "O programa é importante fundamentalmente por que conta com a interação entre as empresas e a comunidade acadêmica. Isso traz grandes perspectivas de desenvolvimento, de inovação e de produção para o setor empresarial e excelentes possibilidades para nossos pesquisadores", ressaltou o reitor em sua fala na abertura.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Waldecy Rodrigues, passou um vídeo de apresentação do programa que . Segundo ele,  o UFTec "é uma contribuição para o Estado do Tocantins porque auxilia no processo de ampliação da competitividade entre as empresas e promove novas iniciativas".

Já para o Presidente  do Corpo Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Pedro Ferreira,  a proximidade dos empresários com os pesquisadores da UFT estabelecerá um diálogo que certamente trará muitas conquistas.

O programa foi desenvolvido por meio de parceria entre a Propesq e a Fapto (Foto: Jessica Barbosa)O programa foi desenvolvido por meio de parceria entre a Propesq e a Fapto (Foto: Jessica Barbosa))

Fabiano do Vale, presidente da Associação Comercial Industrial de Palmas (Acipa) comentou que "para os empresários ligados à Acipa o programa é uma maneira de melhorar a qualidade de suas empresas em diversos aspectos como design, produtividade, entre outros, e, quem sabe, reduzindo custos ".

Sobre o programa - O 'UFTec - Tecendo Inovações' tem o objetivo de realizar o credenciamento de pesquisadores vinculados a universidade, para atuarem em projetos de inovação tecnológica gerenciados pela Fapto. Além de coordenar o credenciamento de empresas interessadas em desenvolver parcerias com as instituições. O programa abrange oito áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade, TIC e Tecnologia Educacional. O credenciamento de empresas e pesquisadores é por meio do site da Fapto (www.fapto.org.br) até o próximo dia 03 de outubro.