Página inicial > Notícias > Notícias > Estudante de Zootecnia da UFT conquista prêmio nacional

Estudante de Zootecnia da UFT conquista prêmio nacional

Por Paulo Aires | Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2015, 13h47 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Raniere Parente (Foto: Álbum Pessoal)Concluinte do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Câmpus de Araguaína, o estudante Ranniere Rodrigues Pereira Parente,   foi contemplado com o Prêmio Destaque Estudantil em Zootecnia “Estudante Dez”, edição 2015.

Regido por edital, o prêmio observa vários critérios, dentre eles: O estudante deve ter sido aprovado, por média, em todas as disciplinas cursadas até o período que antecede a realização do Zootec; ter participado, obrigatoriamente, de atividades complementares e/ou extracurriculares, como iniciação científica, extensão, monitoria, PET; trabalhos publicados em revistas indexadas, como primeiro autor ou como coautor.

O resultado do certame foi comunicado pela Associação Brasileira de Zootecnistas e pelo Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia. Este prêmio é conferido a alunos de Zootecnia, por critérios de desempenho acadêmico e atividades extracurriculares. Neste caso, o vencedor  obteve a condição de melhor aluno do curso, na UFT e em âmbito nacional, entre os participantes.

Parente receberá um diploma e uma medalha de Honra ao Mérito, na solenidade de abertura do  XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia – Zootec/2015, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio, na cidade de Fortaleza/CE, no Centro de Eventos do Ceará.

A professora Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz, então coordenadora do Curso de Zootecnia quando do resultado do Prêmio e que também acompanhou trabalhos acadêmicos  do estudante selecionado, considera que o aluno obteve rendimento acadêmico excelente, bem como transitou por várias instâncias na formação em Zootecnia, notadamente pesquisa e extensão, sendo bolsista Pibic e realizando diversos estágios em fazendas da região. “É um acontecimento importante tendo em vista que é um estímulo para os alunos e para o curso e uma conquista de todos os professores”, destaca Roberta.

Sobre esta conquista acadêmica, Parente afirma que foi muito gratificante receber esta notícia, “pois me faz pensar que cometi mais acertos que erros durante minha trajetória acadêmica”, declara; e comenta ainda que esta vitória serve também de estímulo para continuar na busca por bons resultados como zootecnista, no mercado de trabalho.

Saiba mais - O prêmio “Estudante Dez” (Destaque Estudantil em Zootecnia) foi instituído durante o Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas, por ocasião do Zootec/2007, ocorrido na cidade de Londrina-PR. Foi concedido pela primeira vez no Zootec/2008, em João Pessoa/PB.

A homenagem ao “Estudante Dez”, concedida pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), ano 2015, dar-se-á na sessão solene de abertura do Zootec 2015.

O Prêmio “Estudante Dez” é um reconhecimento aos estudantes que mais se destacaram em suas instituições nos Cursos de Zootecnia do País e serve de estímulo às futuras gerações de Zootecnistas. O estudante que receberá o Prêmio será escolhido entre os concluintes dos Cursos de Zootecnia e que reúne, simultaneamente, o melhor desempenho acadêmico e o melhor perfil para o futuro desempenho profissional. (Com informações do site da  Associação Brasileira de Zootecnistas - ABZ).