Página inicial > Notícias > Notícias > Segurança Alimentar e Nutricional é foco de seminário na UFT em Palmas

Segurança Alimentar e Nutricional é foco de seminário na UFT em Palmas

Por Priscylla Islla e Samuel Lima | Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2015, 15h05 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com a presença de representantes da área de segurança alimentar e nutricional dos municípios tocantinenses, do Estado e também do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), teve início nesta quinta-feira (16), no auditório do Bloco III, no Câmpus da UFT em Palmas, o Seminário de Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O encontro serve também como preparatória para as conferências municipais de segurança alimentar e nutricional.

Na abertura, na parte da manhã, a mesa foi composta pelo reitor da UFT, Márcio Silveira; pela vice-governadora do Estado, Cláudia Lellis; pelo consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) junto ao  Ministério do Desenvolvimento Social, João Augusto Freitas; pela secretária estadual de Trabalho e Ação Social, Patrícia do Amaral; pelo presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Iramar Cardoso e pela coordenadora do projeto no qual o Seminário está embasado, professora Eloíse Schott, do colegiado do curso de Nutrição (Câmpus de Palmas).

Freitas, Cardoso, Silveira, Cláudia, Patrícia e Eloíse (e p/ d) na mesa de abertura do evento (Foto:Priscyla Islla)Freitas, Cardoso, Silveira, Cláudia, Patrícia e Eloíse (e p/ d) na mesa de abertura do evento (Foto:Priscyla Islla)

Segundo Eloíse, "o encontro servirá para orientar a execução das políticas públicas nas três esferas (municipal, estadual e federal) para garantir a alimentação humana adequada a todos", disse. O reitor Silveira destacou que o evento é importante por reunir entes de todas as esferas de governo com apoio da Universidade. "O desafio é não só erradicar a fome no país, mas também pensar a qualidade nutricional dessa alimentação. Isto não é possível sem o apoio de todos. Para a Universidade fica o destaque para o que temos produzido nessa área, em nossos cursos afins, como ajuda na elaboração e desenvolvimento de políticas públicas para a área de segurança alimentar. É a Universidade em sua missão social de pensar a melhoria na vida das pessoas", frisou o reitor.

Representantes dos municípios tocantinenses lotaram o auditório do Bloco III, no Câmpus de Palmas  (Foto: Priscyla Islla)Representantes dos municípios tocantinenses lotaram o auditório do Bloco III, no Câmpus de Palmas (Foto: Priscyla Islla)

Programação - O Seminário prossegue durante a tarde desta quinta-feira com a palestra de Freitas sobre "Metodologia e orientações para as conferências de Segurança Alimentar e Nutricional e com a conselheira do Consea-TO, Regina Mercês Aires Dias que falará sobre "Informações sobre a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional".