Página inicial > Notícias > Notícias > Discussão sobre planejamento urbanístico da capital inicia na UFT nesta quinta-feira

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 25 de Fevereiro de 2015, 14h27 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com o objetivo de discutir e contribuir para o planejamento e gestão urbanística da Capital do Tocantins, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) realizam, nos dias 26 e 27, a 2ª Oficina do Laboratório de Paisagismo (Quapá-Sel) em Palmas.

A Oficina Quapá-Sel integra o projeto temático de pesquisa: “Os sistemas de espaços livres na constituição da forma urbana contemporânea no Brasil: produção e apropriação – Quapá-Sel II”, desenvolvida pela Rede Nacional de Pesquisa Quapá-Sel e coordenada pelo LabQuapá da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP).

A USP juntamente com outras universidades brasileiras, incluindo a UFT, tem aplicado esse formato de oficina em várias cidades visando produzir um rico material para auxiliar nas decisões de planejamento urbano. O evento contará com a participação da Prefeitura Municipal de Palmas, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), além de professores e profissionais da área de urbanismo e paisagismo.

A Oficina será desenvolvida por meio da formação de quatro grupos de trabalho nas seguintes temáticas: Sistema de espaços livres, Padrões morfológicos de Palmas, Legislação urbanística e ambiental e O papel dos agentes produtores dos espaços livres e dos espaços edificados.

Já as minipalestras apresentarão um panorama geral sobre Palmas através da troca de informações e da diversidade de pontos de vista sobre seu desenvolvimento urbano, alimentando as questões a serem debatidas nos Grupos de Trabalho. Os temas abordados e os respectivos palestrantes são:

1. Quadro de empreendimentos recentes e previstos pelo setor público e pela iniciativa privada em Palmas – secretário Municipal Extraórdinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco
2. Plano de mobilidade urbana para Palmas – arquiteta da Prefeitura de Palmas, Giordane Silva.
3. Política urbana e ambiental: o desafio da cidade sustentável – secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Germana Pires Coriolano
4. Panorama da Produção da Habitação de Interesse Social em Palmas – diretor da Secretaria de Habitação de Palmas, Elias Martins
5. Tendências imobiliárias em Palmas – Prof. Dr. João Bazolli (UFT)
6. Indicadores de sustentabilidade para Palmas – Profa. Dra. Olívia Maia (UFT)
7. Conflitos e perspectivas para Taquaruçu – Profa. Dra. Ana Beatriz Velasques (UFT)

Mais informações pelo telefone (63) 3232-8339.

26/02/2015
7h30 - 8h: Inscrições - Local: Auditório Bloco A
8h – 12h: Abertura e ciclo de minipalestras
14h – 14h30: Apresentação das atividades e dos Grupos de Trabalho (GTs)