Página inicial > Notícias > Notícias > UFT discute projeto do curso de licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena

Por Priscylla Islla e Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 12 de Fevereiro de 2015, 15h28 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Na manhã desta quinta-feira (12), no auditório do Bloco IV da Universidade Federal do Tocantins (UFT), aconteceu uma reunião a fim de discutir sobre a elaboração do diagnóstico e levantamento de dados que irão subsidiar a definição do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena a ser oferecido pela instituição.

Segundo a vice-reitora, Isabel Auler, esse é um momento histórico de total relevância para a UFT, pois marca o início de um processo de formação de professores pela Universidade com a participação de pesquisadores, representantes dos povos indígenas, assim como estudantes. “Esse processo precisa ser discutido para que assim possamos acolher todas as diversidades econômicas, sociais e linguísticas dos povos do Tocantins”, ressalta.

Reunião objetivou a discussão do projeto do curso de licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena (Foto: Priscylla Islla )Reunião objetivou a discussão do projeto do curso de licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena (Foto: Priscylla Islla )
O programa de apoio à formação superior de Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo apoiar financeiramente os cursos de licenciatura especificamente destinados à formação de professores em escolas indígenas, as chamadas Licenciaturas Indígenas ou Licenciaturas Interculturais.

A UFT teve a sua proposta do projeto ao Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), por meio do Edital de Convocação nº 02 de 27 de agosto de 2013, aprovado pelo comitê técnico multidisciplinar do Ministério da Educação (MEC).

Para a representante do MEC na reunião, Susana Grillo, é muito importante que essas discussões com a Instituição sejam feitas embasadas nos direitos dos povos indígenas, educacionais, políticos, linguísticos e culturais. “Essa reunião coletiva é essencial para a construção de um trabalho de base sólida”, afirma.

Já para o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, existe uma plena preocupação por parte da Pasta em criar condições necessárias para qualificar o processo da educação escolar indígena de todo o Estado. “Nesse processo é importante termos o investimento em infraestrutura que permita o desempenho das atividades escolares, assim como é fundamental investir na formação dos professores indígenas para que assim possam ofertar de forma qualificada esses serviços”, explicou o Secretário.

O evento contou com a presença de representantes indígenas e alunos ligados a Fundação Nacional do Índio (Funai), da vice-reitora da UFT, Isabel Auler, da coordenadora substituta de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Susana Grillo, e do secretário de Estado da Educação do Tocantins, Adão Francisco,  e da pró-reitora de Graduação, Berenice Feitosa.