Página inicial > Notícias > Notícias > Projeto que oferta bolsas de intercâmbio na Europa inscreve até 15 de dezembro

Projeto que oferta bolsas de intercâmbio na Europa inscreve até 15 de dezembro

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2014, 18h09 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Estudantes de graduação e doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo podem concorrer a bolsas de intercâmbio na Europa. A oferta é do projeto Euro-Brazilian Windows, que tem apoio da Comissão Europeia por meio do Programa Erasmus Mundus. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma das dez universidades parceiras do projeto no Brasil. As inscrições para primeira chamada estão abertas até dia 15 de dezembro de 2014.

Segundo a Diretoria de Assuntos Internacionais da UFT (DAI), as bolsas são para mobilidade ou formação integral em algumas universidades da Europa. As bolsas incluem um valor de ajuda mensal, a viagem de ida e volta, o seguro e as taxas de matrícula.

Como concorrer - Os interessados devem cumprir os requisitos mínimos gerais e os destinados para cada modalidade de intercâmbio. Os requisitos gerais são: ser natural do Brasil; conhecer a língua do país da instituição pretendida ou dominar o inglês; não ter morado ou trabalhado e/ou estudado em nenhum país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos; e não ter usufruído de nenhuma bolsa de mobilidade. (confira mais detalhes dos requisitos aqui).

O programa oferta vagas para três grupos alvo de mobilidade individual:

• Grupo I: Candidatos inscritos numa das instituições parceiras brasileiras, ou candidatos com vínculo formal a uma das instituições parceiras brasileiras.
  • Grupo II: Candidatos que tenham concluído um grau universitário ou equivalente numa instituição brasileira.
  • Grupo III: Candidatos nacionais do Brasil numa situação particularmente vulnerável, pertencer a uma população indígena ou ter ingressado na Instituição de Ensino Superior através do sistema de cotas.

Outras informações sobre o programa pode ser conferidas no site da EBW.

Entenda - O  projeto  Euro-Brazilian  Windows  +  (com  o  apoio  financeiro  atribuído  pela  Comissão Europeia  através  do  Programa  Erasmus  Mundus)  oferece  bolsas  a  estudantes,  pesquisadores  e pessoal acadêmico e administrativo do Brasil que desejem realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa. As bolsas estão disponíveis para estudantes de graduação e doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo e incluem um pagamento mensal, viagem de ida e volta, seguro e taxas de matrícula. (Fonte: EBW+)

Abaixo, alguns vídeos com depoimentos de pessoas que participaram do Programa: