Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > Projeto que oferta bolsas de intercâmbio na Europa inscreve até 15 de dezembro
Início do conteúdo da página

Projeto que oferta bolsas de intercâmbio na Europa inscreve até 15 de dezembro

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2014, 18h09 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Estudantes de graduação e doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo podem concorrer a bolsas de intercâmbio na Europa. A oferta é do projeto Euro-Brazilian Windows, que tem apoio da Comissão Europeia por meio do Programa Erasmus Mundus. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma das dez universidades parceiras do projeto no Brasil. As inscrições para primeira chamada estão abertas até dia 15 de dezembro de 2014.

Segundo a Diretoria de Assuntos Internacionais da UFT (DAI), as bolsas são para mobilidade ou formação integral em algumas universidades da Europa. As bolsas incluem um valor de ajuda mensal, a viagem de ida e volta, o seguro e as taxas de matrícula.

Como concorrer - Os interessados devem cumprir os requisitos mínimos gerais e os destinados para cada modalidade de intercâmbio. Os requisitos gerais são: ser natural do Brasil; conhecer a língua do país da instituição pretendida ou dominar o inglês; não ter morado ou trabalhado e/ou estudado em nenhum país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos; e não ter usufruído de nenhuma bolsa de mobilidade. (confira mais detalhes dos requisitos aqui).

O programa oferta vagas para três grupos alvo de mobilidade individual:

  • Grupo I: Candidatos inscritos numa das instituições parceiras brasileiras, ou candidatos com vínculo formal a uma das instituições parceiras brasileiras.
  • Grupo II: Candidatos que tenham concluído um grau universitário ou equivalente numa instituição brasileira.
  • Grupo III: Candidatos nacionais do Brasil numa situação particularmente vulnerável, pertencer a uma população indígena ou ter ingressado na Instituição de Ensino Superior através do sistema de cotas.

Outras informações sobre o programa pode ser conferidas no site da EBW.

Entenda - O  projeto  Euro-Brazilian  Windows  +  (com  o  apoio  financeiro  atribuído  pela  Comissão Europeia  através  do  Programa  Erasmus  Mundus)  oferece  bolsas  a  estudantes,  pesquisadores  e pessoal acadêmico e administrativo do Brasil que desejem realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa. As bolsas estão disponíveis para estudantes de graduação e doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo e incluem um pagamento mensal, viagem de ida e volta, seguro e taxas de matrícula. (Fonte: EBW+)

Abaixo, alguns vídeos com depoimentos de pessoas que participaram do Programa:






registrado em:
Fim do conteúdo da página