Página inicial > Notícias > Notícias > Gurupi: Inscrições abertas para a I Semana Integrada de Biotecnologia e Química

Gurupi: Inscrições abertas para a I Semana Integrada de Biotecnologia e Química

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 05 de Novembro de 2014, 17h22 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Faltam 14 dias para o lançamento da Semana Acadêmica Integrada de Biotecnologia e Química. O evento será realizado de 19 a 22 de novembro na Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Gurupi. A programação visa integrar os cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Biologia, Pós-graduação em Biotecnologia, Química Ambiental e Licenciatura em Química EaD.

A professora Claudia Auler, uma das organizadoras do evento, destacou a relevância da realização de um evento voltado ao ensino, pesquisa e tecnologia. “Essa semana busca complementar a formação dos acadêmicos, promovendo a discussão de assuntos atuais com um enfoque interdisciplinar e a troca de experiências entre o mundo acadêmico e a sociedade. Quando se integram os cursos, temos possibilidade de realizar um evento de maior qualidade e uma programação com mais palestrantes para os cursos envolvidos”. Claudia acrescentou ainda que apenas um dos palestrantes não possui doutorado, e mesmo assim é um nome reconhecido pelo mercado.

A Semana Integrada também é uma oportunidade aos acadêmicos de apresentar trabalhos e agregar valor ao currículo, fundamental para quem vai seguir em busca do mestrado após a graduação. A estudante de Biotecnologia, Sara Almeida, tem interesse em apresentar um resumo no evento e também em participar do minicurso de produção de cerveja artesanal com o mestre cervejeiro Guilherme Hoffmann, da Cervejaria Nacional-SP. “O evento contribui para complementar a teoria com a prática. Não temos uma indústria de cerveja por perto. Com o minicurso, podemos acompanhar etapas fundamentais do processo”, explicou.

A professora Kytéria Figueredo, também organizadora do evento comentou que o encontro científico reunirá profissionais das diversas áreas de Química e Biotecnologia que atuam no cenário nacional. “As atividades relacionadas à Química são, indiscutivelmente, relevantes para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico no cenário tocantinense. Ações e discussões envolvendo a comunidade que atua nesta área são de elevada importância para garantir a qualidade na produção de conhecimento e atender as demandas decorrentes do desenvolvimento da sociedade”, concluiu Kytéria.

A estudante do sexto período de Química Ambiental, Natália Brenda, ficou satisfeita que na programação tem um minicurso voltado a sua área de pesquisa. “Para mim será muito proveitoso o minicurso sobre análises toxicológicas de água, porque é a área em que estou pesquisando para a minha monografia. Tem outras atividades voltadas a área ambiental que também me interessam como o minicurso sobre biorremediação”, afirmou.

As inscrições tem custo de R$ 50 (estudantes de Graduação) e R$ 70 (profissionais). A programação completa do evento, bem como a ficha de inscrição, submissão de resumos e demais informações estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.gurupi.uft.edu.br/biotequi.php.

Cartaz da Semana Acadêmica