Página inicial > Notícias > Notícias > Arraias: bolsistas de programa de extensão participam de eventos em Brasília

Arraias: bolsistas de programa de extensão participam de eventos em Brasília

Por Talita Melz e Samuel Lima | Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 11h35 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Cinco alunos bolsistas do programa de extensão “Práticas Educativas Populares em Segurança Alimentar e Nutricional”, vinculado ao Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Arraias, participaram de dois eventos em Brasília: o “IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno/Agroecologia: Agricultura Familiar e Políticas Públicas”, que ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o “Seminário Trabalho Infantil – Realidade e Perspectivas”, que foi no Tribunal Superior do Trabalho, no Plenário "Ministro Arnaldo Lopes Süssekind". Os dois eventos ocorreram na semana passada.

Segundo o professor Admário Luiz de Almeida, coordenador do projeto, a participação dos alunos bolsistas, Elane Alves Cardoso, Isis Adriele Francisco da Cunha, Magna Vieira de Sousa, Maria das Graças Damascena de Lima, Thallyson dos Santos Gonçalves, nos evento os introduziu na questão-tema do programa, a Alimentação e a Nutrição. “Objetivei mostrar a eles que nessa questão, a agricultura familiar é de importância fundamental, um exemplo disso é a conexão agricultura familiar e merenda escolar”, conta o professor e finaliza, “na verdade, os bolsistas não são diferentes daqueles que seriam assistidos pelo Programa, falo do ponto de vista da cultura alimentar”. Além disso, a participação deles no Seminário Trabalho Infantil foi importante para a formação docentes dos alunos.

O objetivo do Programa “Práticas Educativas Populares em Segurança Alimentar e Nutricional” é formar Jovens e Adultos para atuar como agentes promotores de segurança alimentar e nutricional. Essa proposta tem como base estudos que o grupo está realizando na região de Arraias. A ideia é, também, fruto de debates realizados no “Grupo de Estudo de Paulo Freire” sobre artigo, publicado em 2010, que mostra a situação de Insegurança Alimentar (AI) de Comunidade Quilombola do Tocantins.

O Programa ofertará ações de extensão a partir oficinas. Os “circulo de aprendizagens” e “circulo de experiências” auxiliaram na formação dos jovens e adultos para mudar a realidade, auxiliando na promoção de uma alimentação mais saudável. As primeiras atividades da iniciativa já foram desenvolvidas, mesmo com dificuldades por causa da greve dos funcionários no inicio do ano. “Fizemos uma visita ao assentamento Matrichã e Santa Tereza; reunião com os agentes comunitários de saúde do município de Arraias; encontro/palestra com uma nutricionista do Hospital Regional de Arraias”, contou o professor Almeida.

Além disso, o docente informou que está previsto um Seminário de Segurança Alimentar para o final desse mês de novembro. A ideia é envolver estudantes das escolas municipais e estaduais. A iniciativa é destinada a toda a comunidade interessada, mas o público alvo, em especial, são os alunos da rede pública de ensino.

Registro feito durante um dos seminários realizados em Brasília, semana passada (Foto: Divulgação)Registro feito durante um dos seminários realizados em Brasília, semana passada (Foto: Divulgação)