Página inicial > Notícias > Notícias > Secundaristas de Araguaína visitam o Câmpus de Palmas

Secundaristas de Araguaína visitam o Câmpus de Palmas

Por Vitória Drechsler e Samuel Lima | Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 20h30 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), estudantes do Centro de Ensino Médio Doutor José Aloísio da Silva, de Araguaína, finalizaram a visitação do projeto no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas nesta sexta-feira (26), depois de passarem pela Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães (em Lajeado) e outros locais em Palmas.

O projeto ProEmi tem o objetivo de desenvolver atividades de reestruturação curricular nas escolas de Ensino Médio, com ações de integração que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. Segundo o coordenador do CEM Doutor José Aloísio da Silva, Manoel Barbosa, o programa é dividido em alguns macrocampos, como acompanhamento pedagógico, escrita e letramento, pesquisa cientifica, arte e cultura e entre outros aspectos. "O objetivo principal do projeto é fortalecer a permanência do aluno em sala de aula e, consequentemente, unir a teoria e a prática", diz.
Estudantes conheceram alguns laboratórios no Câmpus de Palmas (Foto: Vitória Drechsler)Estudantes conheceram alguns laboratórios no Câmpus de Palmas (Foto: Vitória Drechsler)
Os 40 secundaristas e mais cinco pedagogos visitaram a Usina do Lajeado, o Palácio Araguaia, a sede da Organização Jaime Câmara e o Shopping Center Capim Dourado. Na manhã desta sexta-feira os jovens conheceram alguns espaços da Universidade como laboratórios e a Biblioteca Central. A visitação expôs ambientes históricos, culturais, econômicos e políticos do Estado. "Como a gente mora muito longe, não temos uma noção de como é fazer parte de um ambiente como esse; sabemos que futuramente teremos oportunidade de fazer parte dele" comenta a estudante Rayanne Kathyllin. Ela conta que além de conhecer novos lugares o projeto propiciou a união da turma.

O professor Rodilson Silva comenta que  a visitação ao câmpus pode  incentivar os jovens a fazer um curso superior na Universidade Federal, ao notarem o funcionamento da instituição e os alunos do ensino superior. "Acho que quando formos escolher a faculdade que queremos, vamos ter uma visão melhor para saber se é realmente isso, e não fazer escolhas erradas", conta a aluna Amanda Cristina.

Ao concluir a atividade os estudantes farão um relatório de apresentação para a comunidade. Veja mais fotos aqui.
Grupo de estudantes e educadores durante a visita ao Câmpus de Palmas (Foto: Vitória Drechsler)Grupo de estudantes e educadores durante a visita ao Câmpus de Palmas (Foto: Vitória Drechsler)