Página inicial > Notícias > Notícias > Acadêmicos do Curso de Serviço Social realizam visita técnica em Palmas

Acadêmicos do Curso de Serviço Social realizam visita técnica em Palmas

Por Vitória Drechsler e Celene Fidelis | Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2014, 14h54 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Esta terça-feira(23) não foi um dia comum para os estudantes da disciplina de Estágio e Supervisão Acadêmica I, II, III e IV, do Curso de Serviço Social, Câmpus de Miracema. Por meio do Grupo de Estudos em Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFESS) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Violência(GEPEVI), os estudantes vieram a Palmas para realizar uma Visita Técnica aos espaços ocupacionais do assistente social.

Visita Técnica no Câmpus de Palmas (Foto:Vitória Sousa/Dicom)Visita Técnica no Câmpus de Palmas (Foto:Vitória Sousa/Dicom)

Com o objetivo de fortalecer o processo de formação profissional através do estágio e suscitar reflexão do cotidiano profissional do Assistente Social junto à sua realidade profissional, aconteceu pela manhã a palestra "O processo de trabalho do Assistente Social no cotidiano profissional da UFT - PROEST - Assistência Estudantil" e a realização de visitação em alguns espaços do Câmpus de Palmas.

No período vespertino, a programação inclui a visita técnica ao Hospital Geral de Público de Palmas (HGPP), com palestras relacionadas ao processo de trabalho do Assistente Social no cotidiano profissional do HGPP além de atividades lúdicas na Praia da Graciosa, com enceramento previsto para as 18h30.

Visita Técnica - Curso de Serviço Social.JPG (Foto:Vitória Sousa/Dicom )Visita Técnica - Curso de Serviço Social.JPG (Foto:Vitória Sousa/Dicom )

"É muito bom para nós, enquanto profissional, termos este momento de aproximação com o estudante, porque as vezes o estudante acha que só ele tem o que aprender, mas nesse momento há uma troca.Quando o aluno vem, ele contribui muito para esse diálogo e para o debate acontecer", explica a assistente social da UFT, Mônica Alburquerque.

Segundo a professora Célia Albiero, uma das responsáveis pela organização da visita técnica, a atividade pode ampliar o repertório formacional cultural dos acadêmicos, ao passo que desperta o interesse deles pela área tanto da Assistência Estudantil como da Saúde. "Os alunos que não tiveram a oportunidade de fazer o seu estágio nessa área, têm uma prévia do que acontece. É um investimento no processo de formação profissional deles" comenta Célia.

"Um evento dessa natureza também contribui para que se continue avançando no processo de qualificação do curso e da formação como um todo; é importante eventos que possibilitem ao aluno  conhecer essa realidade externa, as políticas, a lógica das instituições públicas e/ou privadas", concluiu Doracy Carvalho, também assistente social da UFT.

A ação é organizada por Célia Albiero, Giselli Tamarozzi, Gislene Araujo, Janaína Souza, Monique Vieira e Raquel Sabará.

Equipe responsável pela Visita Técnica (Foto: Vitória Sousa/Dicom)Equipe responsável pela Visita Técnica (Foto: Vitória Sousa/Dicom)

Os participantes aproveitaram para trazer os documentos para fazer a carteirinha do Restaurante Universitário, e vão receber o certificado de atividades complementares ou 12h de atividades de estágio.