Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > Porto Nacional: X Semana de Letras prossegue até esta sexta (12)
Início do conteúdo da página

Porto Nacional: X Semana de Letras prossegue até esta sexta (12)

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 17h31 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Sob o tema “Linguagens, literatura e diversidade cultural” ocorre até esta sexta-feira (12), no Câmpus da UFT em Porto Nacional a X Semana de Letras, simultaneamente com o II Colóquio do Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero (NEDiG). O evento, que teve início ontem, compõe-se de mesas-redondas, palestras, oficinas, comunicações orais, Café Literário e lançamento de livros.

Nesta quinta-feira à noite a tarde ocorreram oficinas de Ensino de Literatura; de Quadrinhos - Tirinhas; e de Tradução de Literatura Brasileira ao Espanhol. À noite, a partir das 19h, ocorre a mesa-redonda "Regionalismos no Brasil: a literatura tocantinense em debate. Às 21h terá início um Café Literário com participação dos artistas Thiago Ramos e Irineu de Palmira. Após o Café Literário os dois artistas apresentarão o show "Depois de tudo, ainda o verbo...".

Thiago Ramos (e) e Irineu de Palmira participam do Café Literário e farão show, hoje,  (Fotos: Divulgação)Thiago Ramos (e) e Irineu de Palmira participam do Café Literário e farão show, hoje, (Fotos: Divulgação)

Na sexta-feira a programação matutina da Semana de Letras começa às 8h com a mesa-redonda "Literatura Portuguesa: 40 anos de Revolução dos Cravos" e a palestra (10h) "Letramento Digital e Formação de Professores". À tarde, a partir das 15h ocorrem as oficinas "Primeiras palavras: Introdução à Língua Timbira e Xerente no contexto da Diversidade Cultural"; "Literatura em Língua Inglesa no século XXI: tendências e preocupações literárias"; "Introduction et L'histoire de la Langue Française"; e "Composição musical - o cotidiano poético na canção popular". À noite ocorrem comunicações orais e a palestra "A Literatura e as Novas Mídias: O Novo no Velho e o Velho no Novo".

Livros - Nesta quinta-feira ocorre no Café Literário o lançamento das seguintes obras: "As desventuras de Nóis Muderno", de Antônio Egno do Carmo Gomes; "Humor na Literatura Latina: o Satíricon", de José Guimarães Mello; "O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina: um estudo de Clarice Lispectos, Hilda Hilst e Fernanda Young", de Luciana Borges; "A mulher na escrita e no pensamento: ensaios de literatura e percepção", de Luciana Borges e Pedro Louzada Fonseca; "Gênero, Linguagens e Etnicidades", de Luciana Borges et al.; "O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa", de Maria Raquel Aparecido Coelho Galan; e "Personagens em trânsito - a interlocução Literatura e História Social no Tocantins", de Tereza Ramos de Carvalho.

Outras informações podem ser conferidas no site do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página