Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > Acontece em Porto Nacional terceiro encontro do Pnaic
Início do conteúdo da página

Acontece em Porto Nacional terceiro encontro do Pnaic

Por Vitória Drechsler e Celene Fidelis | Publicado: Sexta, 05 de Setembro de 2014, 12h46 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Para dar seguimento às atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove o terceiro encontro com os orientadores de estudo do estado do Tocantins no Câmpus de Porto Nacional,  no período de 9 à 12 de setembro.

 

O Pnaic visa assegurar a alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental conforme prevista na 5ª meta do Plano Nacional de Educação (PNE). Para atingir esta meta, o PNAIC trabalha com a formação continuada de professores alfabetizadores, visando aprimorar seus conhecimentos e suas práticas pedagógicas. Para atingir este objetivo, o PNAIC realiza encontros mensais com 189 profissionais da rede pública de ensino indicados pelas Secretarias Estaduais e Municipais que imediatamente após receberem formação, voltam para suas respectivas regiões compartilhando aquilo que viram durante a formação.  Estes profissionais atuam como orientadores e multiplicadores para os professores de alfabetização por todo o estado do Tocantins. 

 

"Esse projeto tem vários diferenciais, entre eles o fato de ser totalmente presencial, contar com especialistas em todas os encontros, ter um material riquíssimo disponibilizado pelo MEC, além de permitir a atuação prática dos orientadores em todos os municípios", explica a coordenadora adjunta, Marília Fatima de Oliveira.

 

A coordenadora geral do Pnaic na UFT, a professora Daniela Campos, ressalta a importância da Universidade ter assumido a coordenação do Pnaic no estado do Tocantins. “Esta coordenação local nos permite dar visibilidade às práticas de sucesso já realizadas”. Para os próximos encontros, adianta Daniela Campos, a coordenação pretende trazer palestrantes de outras regiões do Brasil."

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página