Página inicial > Notícias > Notícias > Comissão de avaliação do MEC visita o curso de Pedagogia em Arraias

Comissão de avaliação do MEC visita o curso de Pedagogia em Arraias

Por Talita Melz e Samuel Lima | Publicado: Quinta, 04 de Setembro de 2014, 13h58 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O Curso de Pedagogia do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins recebeu a visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) que avaliou a estrutura pedagógica, administrativa e de infraestrutura da licenciatura. A visita ocorreu nos dias 21 e 22 de agosto.

Durante a visita os avaliadores se reuniram com a coordenação do curso, o núcleo docente estruturante, a CPA, os professores, os técnicos administrativos e os alunos para conhecer as ações que estão sendo realizadas no curso e no câmpus. Eles visitaram a as salas de aula, biblioteca, e laboratórios para conhecer a infraestrutura e os serviços prestados aos acadêmicos.

Comissão do MEC durante trabalho de avaliação do curso de Pedagogia em Arraias  (Foto: Maria Santana Milhomem / Divulgação )Comissão do MEC durante trabalho de avaliação do curso de Pedagogia em Arraias (Foto: Maria Santana Milhomem / Divulgação )

Segundo a professora coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Santana Milhomem, pelo que foi exposto aos membros da comissão, ele justificam o curso ter ficado com um bom o conceito Muito Bom (4,0) (veja aqui) no ano de 2014 na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC). “Precisamos avançar na dimensão da infraestrutura, mas nota-se um permanente desenvolvimento do curso”, conta a professora.

Pontos fortes do Curso/Câmpus de Arraias elencados pelos avaliadores:
• O PDI, referente ao período de 2011 a 2015, o PPI e o PPC está condizente com as estruturas – conforme Art. 16 do Decreto nº 5773/2006 - e o seu conteúdo contempla todas as informações demandadas.
• Toda documentação do Curso de Pedagogia perfeitamente condizente, e que serviu de base para comprovar as prerrogativas da avaliação.
• Os documentos referentes à UFT, os relatórios de autoavaliação referentes aos períodos 2010, 2011, 2012 e 2013, todos nos conformes ao CONAES.
• A existência de articulação entre a gestão institucional e a gestão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que as políticas institucionais estão plenamente implementadas. O PPC contempla, de maneira excelente, o que se encontra implantado no estágio atual de desenvolvimento, assim como o contexto regional onde está localizada a instituição.
• Existem implementações de ações excelentes para correções e de encaminhamentos por meio de sinalizações decorrentes dos relatórios produzidos pela autoavaliação de 2013, no que diz respeito aos cursos implantados. Quanto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, as políticas institucionais e o ensino, pesquisa e extensão constantes no PDI estão muito bem implantadas. A pesquisa e a extensão encontram-se implantadas e institucionalizadas de modo satisfatório.
• A atuação do NDE implantado é excelente considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: concepção, acompanhamento, consolidação e avaliação do PPC.
• A atuação da Coordenadora é excelente, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: gestão do curso, relação com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores.
• A formação dos docentes em nível de pós-graduação é satisfatória.