Página inicial > Notícias > Notícias > Servidor presenteia servidor

Servidor presenteia servidor

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2014, 18h04 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A UFT terá um Dia do Servidor (28 de outubro) diferente este ano. Cerca dos 2.500 servidores serão agraciados com uma lembrança confeccionada pelos próprios servidores da instituição. Serão oferecidas oito oficinas de conhecimento técnico e produção de sabonetes artesanais.

Oficina de Produção de Sabonetes Artesanais (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom)Oficina de Produção de Sabonetes Artesanais (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom)

Na última quarta-feira (27), ocorreu uma oficina de Sabonete Artesanal para a 1ª turma. Para essa equipe ainda acontecerão oficinas nos dias 27/08, 10 e 24/09.  A 2ª turma iniciará o curso no dia 3 de setembro e terá aulas nos dias 3 e 17/09 e 1º de outubro. O curso ainda ensinará a produção de sabonete líquido e de aromatizador de ambiente de varetas.

A proposta é fruto de uma política da Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) de valorização e reconhecimento do servidor. Os participantes aprenderão a fazer os sabonetes, com os quais presentearão os colegas.  Para Érica Lissandra, diretora da DDH, o voluntariado dos servidores sinaliza o envolvimento e o curso, como uma oficina prática, visa a integração entre os servidores e promove o trabalho em equipe, uma vez que servidores de vários setores doam sua energia, tempo e talento e ganham em troca a convivência com pessoas diferentes que proporciona novas amizades, oportunidades de viver outras situações e  aprender coisas novas, o que é motivo de orgulho. Érica acredita que todos podem colaborar para a melhoria do ambiente de trabalho, cada um à sua maneira.

Alunos produzindo sabonetes artesanais (Foto:Vanessa Mesquita)Alunos produzindo sabonetes artesanais (Foto:Vanessa Mesquita)

Marli Vieira, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, uma das participantes do curso afirmou que de início o curso era apenas "uma válvula de escape para aliviar o estresse do dia-a-dia". Segundo ela, conforme o tempo passava, a curiosidade aumentava e também ampliavam-se as possibilidades de disseminação e aplicação da ideia. "Nossa curiosidade ficava aguçada. No desenvolvimento  das atividades  o tempo passava muito rápido. A motivação da professora nos despertou naquele momento pela vontade de ajudar o próximo de pensamento e coração". Para ela, a atividade traz a reflexão de que uma ideia, um curso ou terapia em grupo, pode auxiliar pessoas ou famílias das mais variadas formas, seja como terapia, ganhar dinheiro para o sustento,  presentear amigos ou familiares ou dar início até mesmo a um empreendimento.

A coordenadora destaca ainda que a ideia do curso foi feliz por causa da oportunidade de convivência com colegas em atividades diferenciadas. "A ideia da professora Celene, merece destaque de responsabilidade social, porque o produto do curso será doado aos servidores no Dia do Servidor simbolizando a importância do servidor público para a construção de um mundo melhor. Que este ato seja o início de ideias que possam transformar vidas. E, temos certeza que cada servidor será disseminador desta atividade", afirmou.

Oficina de Sabonetes Artesanais (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom))Oficina de Sabonetes Artesanais (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom))

O curso é ministrado pela professora Celene Fidelis, do curso de Comunicação Social / Jornalismo e coordenadora do UFT Tem Arte, programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Segundo Celene, além do benéfico para a pele, a produção de sabonetes artesanais funciona como auxílio à terapia de combate ao estresse e da ansiedade, "além de estimular a criatividade, fatores essenciais no cultivo a bons hábitos no ambiente de trabalho, o que promove a sensação geral de bem-estar e consequente melhoria no rendimento do trabalhoalém de proporcionar a possibilidade de ser um excelente hobby ou ainda de uma fonte extra de renda", pontua.

Celene Fidelis orientando alunas do curso (Foto: Vanessa Mesquita)Celene Fidelis orientando alunas do curso (Foto: Vanessa Mesquita)

Para Ariadne Feitosa, chefe do Setor de Formação da Coordenação de Formação e Desenvolvimento da UFT, "os cursos que o Setor de Formação estão implantando não são voltados somente para o trabalho, mas têm a visão de promover qualidade de vida no trabalho além de oferecer novas oportunidades para os servidores". Ariadne acredita que atividades como essa estimulam a integração dos servidores, o trabalho em equipe e o contato com as atividades  diversificadas do artesanato.

Oficina de Sabonete Artesanal (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom)Oficina de Sabonete Artesanal (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom)

Rita de Cássia, técnica-administrativa da Auditoria Interna da UFT, participante do curso, entende que o curso é uma oportunidade para incorporar novas atividades à vida. "É algo divertido e prazeroso, diferente das obrigações do cotidiano. Cursos dessa natureza trazem mais descontração ao ambiente de trabalho, além de contribuir para interação entre os colegas", diz.

Aluna produzindo sabonete artesanal (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom)Aluna produzindo sabonete artesanal (Foto: Vanessa Mesquita/Dicom)