Página inicial > Notícias > Notícias > Laboratório de Educação Matemática promove encontro de formação continuada em Araguaína

Por Bianca Zanella | Publicado: Quarta, 30 de Julho de 2014, 16h42 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Evento é voltado para docentes e estudantes de graduação

Nos dias 05, 06 e 07 de agosto, acontece no Câmpus de Araguaína - Unidade Cimba - da Universidade Federal do Tocantins (UFT) o primeiro Encontro de Formação Continuada promovido pelo Laboratório de Educação Matemática (LEM). O evento é voltado a professores de matemática da rede pública de ensino, especialmente dos centros de Ensino Médio de Araguaína, além dos professores-alunos do Curso de Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na UFT, professores-alunos do curso de Especialização em Educação Matemática e graduandos do curso regular de Matemática na UFT em Araguaína, além de estudantes de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis.

Com carga horária de 20 horas e seis oficinas na programação, o encontro é uma das ações do projeto Laboratório de Educação Matemática - LEM: espaço de pesquisa, ensino e aprendizagem", coordenado pelos professores Adriano Fonseca e Douglas Fonseca, e aprovado no edital do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (Proext 2014/MEC). O objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores de matemática e para a formação docente dos graduandos no que se refere a possibilidades didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem da matemática utilizando materiais concreto-pedagógicos e jogos.

A conferência de abertura, marcada para às 19h30 do dia 05, vai abordar as contribuições do Laboratório de Educação Matemática para a formação inicial e continuada de professores, e terá como conferencista convidada a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Zaíra Varizo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 2112-2227 e (63) 2112-2237 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Oficinas programadas:

- Torre de Hanói e o ensino de potências: possibilidades de aprendizagem
- Mankala: a matemática do plantio de sementes
- Construção de mosaicos no estudo das simetrias
- Jogo da Onça
- Origami: poliedros de Platão
- Ensino e a aprendizagem de logaritmos numa perspectiva algébrica