Página inicial > Notícias > Notícias > Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT apresenta projetos na Agrotins, até o dia 10 de maio

Por Thiago Bastos e Bianca Zanella | Publicado: Terça, 06 de Mai de 2014, 17h53 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Evento ocorre de 6 a 10 de maio em Palmas

As mais de 70 mil pessoas esperadas para a edição 2014 da Agrotins terão a oportunidade de conhecer, durante os cinco dias de evento, projetos e ações desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Tocantins (NIT/UFT). A feira de tecnologia agropecuária do estado, que começa nesta terça-feira (06) e segue até o dia 10 de maio em Palmas/TO, este ano tem como tema a agricultura familiar.

Protótipo de gaseificador produz energia limpa (Foto: Divulgação)Protótipo de gaseificador produz energia limpa (Foto: Divulgação)
Com este foco, um dos projetos que o NIT apresenta é um protótipo de gaseificador capaz de gerar gases combustíveis, como hidrogênio e metano, por meio de um processo de transformação da biomassa vegetal seca. "Esse processo é interessante para a agricultura familiar porque permite a geração de energia in loco", explica o criador do projeto e diretor do NIT, professor Marco Baleeiro.

Segundo ele, a produção de energia pela gaseificação é considerada mais limpa por utilizar a biomassa vegetal como matéria-prima, o que contribui para a retirada de carbono da atmosfera, e também por não emitir gases poluentes como o nitrogênio e o enxofre. O projeto foi desenvolvido com a participação de alunos do Ensino Médio do Colégio Tiradentes, de Palmas, e em parceria com a empresa Torneadora Cavalcante.

Outro projeto apresentado na Agrotins pela UFT é o Programa de Incentivo ao Consumo de Peixe no Estado do Tocantins, do professor Pedro Mujica. O programa tem como objetivo estimular o uso de pescados na alimentação cotidiana das famílias, pelo seu alto valor nutricional. "O peixe é um alimento rico em ômega-3, fósforo e outros nutrientes. Além disso, pode ser completamente aproveitado, sem desperdícios" enfatiza Mujica. O programa também prevê o apoio e a capacitação de pescadores e piscicultores em todo o estado para estimular e melhorar cadeia produtiva, e conta com o apoio de estudantes do Curso de Engenharia de Alimentos. "Nossos alunos participam ativamente realizando palestras, blitze educativas e prestando informações técnicas", conta.

Outras ações - Para Baleeiro, a presença do NIT como representante da UFT na Agrotins, é uma oportunidade de estabelecer contatos. "É importante para a Universidade estar presente nessas ocasiões para participar do desenvolvimento do estado de uma forma mais próxima, e para o NIT é uma chance de estreitar relações com empresas privadas para o auxílio em pesquisas", afirma ele. "Pretendemos mostrar que a UFT tem uma porta aberta por meio do NIT. Inventores independentes, pela Lei de Inovação, podem conseguir a propriedade intelectual com o apoio da Universidade. Esse é foco mais importante da UFT na Agrotins", conclui o professor.

Visite o estande da UFT na Agrotins:

Quando: De 06 a 10 de maio, das 8h às 18h
Onde: No Centro Agrotecnológico de Palmas, rodovia TO-050, km 23, estrada vicinal km 8 (Acesse mapa aqui)