Página inicial > Notícias > Notícias > Câmpus de Tocantinópolis promove I Seminário de Educação do Campo

Câmpus de Tocantinópolis promove I Seminário de Educação do Campo

Por Bianca Zanella | Publicado: Quinta, 01 de Mai de 2014, 10h45 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Evento marca início das atividades letivas para a primeira turma do curso

Professores do Curso de Educação do Campo - Licenciatura em Artes Visuais e Música - da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Tocantinópolis promovem a partir da próxima quarta-feira (7) o I Seminário de Educação do Campo. Com o tema "Educação, diversidade e cultura", o evento segue até sábado (10) e marca o início das atividades acadêmicas da primeira turma da nova graduação da UFT no município.

A conferência de abertura será proferida pelo professor Eguimar Felício Chaveiro, do Instituto Socioambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), e terá como tema "o campo brasileiro e suas múltiplas dimensões sócio espaciais".

Para os alunos do Câmpus de Arraias, onde o curso também é oferecido, as aulas têm início nos dias 3 e 4 de maio.

Sobre o curso - Voltado especialmente para pessoas da zona rural e professores que atuam em escolas do campo, mas não têm formação, o curso de Educação do Campo é oferecido na modalidade presencial em regime de alternância: o semestre é dividido em "tempo escola", que compreende as atividades em sala de aula e nos laboratórios, e "tempo comunidade", quando os alunos desenvolvem atividades disciplinares com o acompanhamento dos professores nas próprias comunidades.

O Curso de Educação do Campo teve seu primeiro vestibular na UFT este ano com a abertura de 240 vagas, sendo metade para cada um dos dois câmpus.

Programação do I Seminário de Educação do Campo de Tocantinópolis:

Quarta-feira (07)

9h - Acolhimento e cadastramento dos alunos

15h - Aula inaugural com a Profa. Maura Pereira dos Anjos (UFPA-Marabá)Tema: Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: histórico e perspectivas

18h30 - Mística e Abertura Oficial. Apresentação do curso (professores do curso de Educação do Campo de Tocantinópolis)

20h - Conferência de abertura "O campo brasileiro e suas múltiplas dimensões sócio espaciais", com o Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro (Instituto Socioambiental da UFG)

Quinta-feira (08)

8h30 - Mesa 1: Educação do Campo e os Movimentos Sociais

14h - Mesa 2: Educação do Campo e os Povos Indígenas

18h30 - Mesa 3: Educação do Campo e os Povos Quilombolas

Sexta-feira (09)

8h - Oficina “História de Vida” com a participação de todos os alunos e professores do curso