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Estudantes desenvolvem Guia para beneficiários de projeto habitacional

Por Talita Melz e Celene Fidelis | Publicado: Sexta, 04 de Abril de 2014, 12h40 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Estudantes do 8º período do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins apresentaram, após dois anos de atividades no projeto habitacional SCidades, os resultados adquiridos durante o período de estágio. 

Apoliana Ribeiro de Sousa, Francinalva Gomes Ferreira e Wállacy Batista Cavalcante elaboraram o “Guia Básico de Instituições que Fornecem Serviços Sociais no Município de Palmas” que será distribuído entre os beneficiários do programa desenvolvido pela Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Tocantins. 

O Guia pretende proporcionar informações essenciais para que os possíveis beneficiários possam ter acesso e conheçam seus diretos, contribuindo para o desenvolvimento social. Para que os moradores possam usufruir não só do direito a moradia, mas que questões complementares como desenvolvimento urbano, meio ambiente, acesso à água, energia e serviços sociais sejam proporcionadas aos beneficiários. 

Apoliana Ribeiro de Sousa, Francinalva Gomes Ferreira e Wállacy Batista Cavalcante apresentaram os resultados dos projetos no dia 20 de março. (Foto: Apoena Rezendo/Ascom SCidades)Apoliana Ribeiro de Sousa, Francinalva Gomes Ferreira e Wállacy Batista Cavalcante apresentaram os resultados dos projetos no dia 20 de março. (Foto: Apoena Rezendo/Ascom SCidades)

Ao longo do estágio os estudantes passaram por diversas áreas do projeto, onde tiveram contato com diferentes fases do trabalho, desde a primeira fase à elaboração do projeto, até o contato com as realidades dos beneficiários do SCidades. 

Esse projeto de intervenção foi uma experiência proporcionada aos alunos por meio da disciplina “Estágio e Intervenção IV”, ministrada pela professora, Célia Maria Albiero. “O estágio é fundamental para o processo de formação profissional dos Alunos de Serviço Social já que a profissão é eminentemente interventiva”, esclarece Célia. 

Para os estudantes, a aprendizagem e o trabalho prático são importantes para a sua formação como futuros profissionais. Ainda segundo a professora explicou, a inserção dos alunos em espaços-sociais com o intuito de capacitá-los ao exercício do trabalho profissional é obrigatória na estrutura do curso. 

“Existem mais três alunos no campo de estágio e que irão trabalhar outro projeto. E para o 1º semestre de 2014 iniciam mais quatro alunos, que ainda irão ser selecionados para ocupar as três vagas dos alunos que encerraram o estágio, conta Célia. 

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