Página inicial > Notícias > Notícias > Brincadeiras e sonhos de infância viram realidade na Universidade

Brincadeiras e sonhos de infância viram realidade na Universidade

Por Talita Melz e Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2013, 10h38 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Foi brincando com uma pequena lousa de giz, lápis e cadernos que Ana Corina Spada foi descobrindo aos poucos sua vocação. A escolinha com as amigas, onde quase sempre assumia o papel de professora, era o faz-de-conta favorito da menina. Quando as amigas se cansavam de copiar e fazer atividades, a "classe" da pequena e incansável professora era ocupada por seu aluno mais dedicado: seu avô, que passava horas nessa brincadeira.

Clique na imagem para vê-la maior (Ilustrações: Talles Moura)Clique na imagem para vê-la maior (Ilustrações: Talles Moura)

Sempre incentivada a estudar, Ana cresceu cercada de livros e a brincadeira de infância se transformou em um objetivo de vida. Cursou Pedagogia, apaixonou-se pela Educação Infantil, dedicou-se ainda mais aos estudos e garante que não se arrepende. “Aprendi que fazer uma escolha representa abrir mão de algumas coisas e que sempre há um preço a ser pago no final”, diz ela, que hoje é professora do Curso de Pedagogia no Câmpus de Miracema da UFT. “Paguei e segui adiante”, confirma Ana, que se diz feliz em trabalhar com o que gosta e ajudar outros jovens que como ela um dia sonharam em ser professores.

A Universidade também foi o caminho para a realização do sonho de menino de Sahid Cruz. Quando perguntavam o que ele queria ser quando crescesse, a resposta vinha em tom decidido: "Vou ser médico". Com o passar dos anos, o interesse pela profissão aumentou e o sonho de criança virou uma certeza, na adolescência, quando chegou a hora do vestibular.

Em 2006 ele participou do primeiro Vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para Medicina. Ficou em segundo lugar na lista de suplentes e passou meses na espera angustiante para saber se seria ou não chamado. Foi chamado e, em agosto de 2013, se formou na primeira turma de médicos da UFT.

Claro que a jornada entre o sonho e a realização não foi tão simples, mas Sahid conta que a vontade de ajudar pessoas, especialmente as mais necessitadas, foi o que o motivou durante os longos anos de estudo.

“Vou levar para minha vida profissional tudo que a Universidade me ensinou”, diz o egresso da UFT, que dá os seus primeiros passos no exercício da Medicina enquanto leva seu sonho adiante: agora, pretende fazer residência em Oftalmologia.

Para a estudante de Jornalismo da UFT Rita Coelho, estar na Universidade também significa a concretização de uma grande vontade acalentada desde a tenra idade. A paixão pela comunicação nasceu quando ela, aos três anos, ganhou um microfone da Xuxa. Ainda criança conheceu personalidades e estúdios de televisão. Visitou o Projac, da Rede Globo, esteve com Mara Maravilha e a ídola Xuxa, conheceu os bastidores dos programas Altas Horas, Mais você, Programa do Jô e Jornal Hoje.

A escolha do curso de Jornalismo não foi uma surpresa. Desde que ingressou na faculdade, em 2010, Rita traçou metas, lançou-se em busca de estágios, engajou-se em projetos e fez intercâmbio. Mesmo ainda não tendo se formado, ela já sente seu sonho realizado.

"As experiências que eu tenho aqui na Universidade só aumentam a certeza de que este é o caminho certo pra mim", diz ela, enquanto já se imagina recebendo o diploma, na formatura que deve acontecer no início do ano que vem.