Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Gestão e Controle de Qualidade
Início do conteúdo da página

Gestão e Controle de Qualidade

Apresentação

O curso de Especialização em Gestão e Controle de Qualidade, ministrado na modalidade semipresencial, tem como objetivo capacitar profissionais para a identificação e análise de problemas relacionados à qualidade de produtos e processos, bem como habilitá-los para o gerenciamento e melhoria de sistemas de qualidade.

Ao final do curso, os egressos estarão aptos a atuar em gestão e controle de qualidade em empresas e indústrias, especialmente aquelas que geram produtos para uso humano, como, por exemplo, bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos.

Contatos

Endereço:
Rua Badejos, Lote 7, Chácara 69-72.
Jardim Sevilha.
CEP: 77.410-530
Gurupi - TO

Telefone: (63) 3311-1612
Horário de atendimento (Secretaria): de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Equipe:
Coordenador: Prof. Dr. Luiz da Silveira Neto
Secretária: Francisca Gislene dos Santos Teixeira

Disciplinas

1. Alimentos Geneticamente Modificados (à distância)
Alimento Geneticamente Modificado (AGM): Definição. Aspectos históricos. Consumo atual e futuro. Potencialidades e limitações no contexto agroalimentar. Segurança alimentar e alimentos seguros. Estratégias para criação de novos produtos. Caracterização genotípica e fenotípica. Métodos de detecção. Biossegurança e bioética.

2. Análise e Gerenciamento de Riscos (à distância)
Conceito do risco. Fundamentos para caracterização do risco. Procedimentos, técnicas e ferramentas utilizadas na análise e gerenciamento do risco. Desenvolve métodos para planejar, raciocinar, empreender, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização.

3. Aproveitamento de Resíduos Agroalimentares (à distância)
A disciplina busca discutir e apresentar os principais resíduos agroalimentares gerados em diversos ramos da agroindústria, como os resíduos produzidos no processamento de alimentos, nas usinas sucroalcooleiras (biocombustíveis), abatedouros e criações de animais, indústrias de processamento de carnes, indústrias de processamento de grãos, frutas e hortaliças, curtumes, etc. e abordar suas potenciais formas de reaproveitamento.

4. Aspectos regulatórios: Medicamentos e Cosméticos (à distância)
Certificação de BPF (Produtos para saúde; Cosméticos). Requisitos do processo de registro (Insumos; Medicamentos; Fitoterápicos; Medicamentos biológicos, biotecnológicos e biossimilares; Medicamentos de uso veterinário; Implantes; Produtos para diagnóstico in vitro; cosméticos). Regulamentações para o processo de pós-registro. Elaboração de dossiê de registro.

5. Controle de Qualidade Biológico (à distância)
Etiopatogenia, epidemiologia, controle e prevenção de doenças transmitidas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos veiculadas por alimentos.

6. Controle de Qualidade Físico-Químico (à distância)
Determinação de ponto de fusão, temperatura de ebulição, temperatura de congelamento, densidade de massa, densidade relativa, índice de refração, viscosidade, poder rotatório, granulometria, osmolaridade, cinzas sulfatadas, água e perdas por dessecação. Análise de solubilidade por fases. Condutividade da água. Limpidez de líquidos. Alcoometria. Análise térmica. Determinação da osmolaridade.

7. Controle Estatístico de Processos (à distância)
Introdução à Engenharia da Qualidade: métodos quantitativos de diagnóstico, monitoramento e otimização dirigidos à garantia da qualidade. Ferramentas de diagnóstico. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade: Gráficos de controle para variáveis, Gráficos de controle para atributos. Estudos de capacidade do processo. A função de perda quadrática para avaliar as perdas devido à má qualidade. Introdução ao planejamento e avaliação de experimentos: a otimização experimental de processos.

8. Desenvolvimento de Novos Produtos (à distância)
Importância, definição e caracterização de novos produtos. Desenvolvimento de novos produtos: Interação Consumidor/Novos Produtos; Identificação da necessidade de um novo produto; Caracterização do mercado; Condições a serem atendidas pelo novo produto; Mix de produtos e serviços; Escolha da marca; Design do produto; Posicionamento dos novos produtos. Estratégia de marketing e comercialização para novos produtos. Atendimento ao consumidor.

9. Embalagens e Rotulagem de Alimentos (à distância)
Conceitos gerais e funções da embalagem de alimentos. Materiais e tipos de embalagens: plásticas, metálicas, vidro, celulósicas e embalagens compostas. Processos de fabricação de embalagens, propriedades e aplicações. Interação entre embalagem e alimento; Embalagens inteligentes. Parâmetros de desempenho e avaliação de qualidade de embalagens. Estabilidade de produtos embalados. Rotulagem: Legislações sobre Rotulagem dos Alimentos. Informações obrigatórias nos rótulos. Rotulagem facultativa. Advertências obrigatórias.

10. Estatística Descritiva e Análise de Dados (à distância)
Medidas de posição. Medidas de dispersão. Gráficos e tabelas. Variáveis. Correlação e regressão simples. Amostragem. Teste de normalidade. Testes de associação. Testes paramétricos. Testes não paramétricos.

11. Garantia da Qualidade (à distância)
Estudo dos principais mecanismos e ferramentas para o estabelecimento de programas de garantia da qualidade. Desdobramento da função qualidade (QFD); planejamento da qualidade: levantamento das necessidades dos clientes; transformação dos requisitos do cliente em especificações de produto e processo, metodologia para análise de falhas de projeto, produto e processo.

12. Gestão Ambiental: Licenciamento e Gerenciamento de Resíduos (à distância)
Conceito de desenvolvimento e de sustentabilidade. Gestão de resíduos como fator de sustentabilidade. Políticas públicas e Legislação brasileira. Normas ABNT. Programas de Gerenciamento de Resíduos. Logística reversa. Principais Resíduos. O licenciamento de resíduos. Caracterização, tratamento e reciclagem de Resíduos Sólidos e Líquidos. Aterros Sanitários e Industriais. Legislação pertinente. Resíduos perigosos/tóxicos, o destino das embalagens de agrotóxicos, hospitalares e outros. Contaminação Ambiental/Classes.

13. Problemas/Projetos Integradores I (presencial)
Identificação de causas, elaboração de hipóteses e propostas de soluções para problemas práticos relacionados de forma interdisciplinar com os seguintes componentes curriculares: Metodologia do Trabalho Científico; Estatística Descritiva e Análise de Dados; Aspectos Regulatórios (Medicamentos e Cosméticos); Desenvolvimento de Novos Produtos; Alimentos Geneticamente Modificados; Metagenômica na Qualidade Industrial; Tecnologia de Bebidas, e Embalagens e Rotulagem de Alimentos.


14. Problemas/Projetos Integradores II (presencial)
Identificação de causas, elaboração de hipóteses e propostas de soluções para problemas práticos relacionados de forma interdisciplinar com os seguintes componentes curriculares: Sistemas de Gestão da Segurança de Produtos; Controle Estatístico de Processos; Garantia da Qualidade; Controle de Qualidade Físico-Químico; Controle de Qualidade Biológico; Análise e Gerenciamento de Riscos; Gestão Ambiental: Licenciamento e Gerenciamento de Resíduos, e Aproveitamento de Resíduos Agroalimentares.

15. Metagenômica na Qualidade Industrial (à distância)
Diversidade biológica e microrganismo não cultiváveis. O desenvolvimento de métodos moleculares para o estudo de microrganismos não cultiváveis. A aplicação da metagenômica na qualidade industrial: estudo de casos em diferentes substratos e foco em diferentes grupos de organismos. Aplicação dos estudos de metagenômica.

16. Metodologia do Trabalho Científico (à distância)
Compreensão de elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como as regras de apresentação, o resumo, a citação no texto e as referências para periódicos nacionais e internacionais. Conhecer os principais periódicos nacionais e internacionais da área, bem como o sistema de avaliação científica. Produzir e submeter um artigo científico em periódico qualificado. Redação científica. Critérios dos editores e avaliadores ad hoc e a ética nas publicações científicas.

17. Sistemas de Gestão da Segurança de Produtos (à distância)
Definição de qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade em Alimentos. Definição de qualidade. Processos e Programas para garantia da qualidade de alimentos com enfoque à segurança alimentar: 5S, Boas Práticas de Fabricação (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Procedimentos Operacionais Padronizados (produção e higienização). Normas de garantia da qualidade para alimentos (NBR ou ISO).

18. Tecnologia de Bebidas (à distância)
Controle e seleção de matérias-primas para produção de bebidas; Estocagem; Legislação de Bebidas não alcoólicas e alcoólicas; Processamento de bebidas não alcoólicas: água mineral, chá, café, sucos, refrigerantes; Processamento de bebidas alcoólicas fermentadas e destiladas: cervejas, vinhos, cachaça, whisky, vinagres, etc.; Equipamentos. Insumos, aditivos e coadjuvantes; Processos de conservação; Embalagens utilizadas.

19. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (à distância)
Discussão de temas e estruturas pré e pós-textuais. Contextualização do Tema e Problema de Pesquisa. Aprofundamento do conhecimento teórico-prático em atividades de interesse específico do estudante. Elaboração do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Elaboração do TCC pautado nas Normas da especialização, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Prática de um protocolo de pesquisa e apresentação do relatório de pesquisa.

Docentes

ALEX FERNANDO DE ALMEIDA
Disciplinas: Controle de Qualidade Microbiológico; Aproveitamento de Resíduos Agroalimentares.
Currículo: Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2001), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É professor adjunto II do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Gurupi-TO. Foi Vice-coordenador do Programa de Mestrado em Biotecnologia (2014-2015). Foi Vice-coordenador do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (2015-2017) e Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (2015-2017). Foi Membro do Comitê Gestor de Implantação da HABITE - Incubadora de Empresas de Biotecnologia (2015-2018). Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (início 11/2016), Membro do comitê interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UFT (início 05/2014). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (início 05/2015). Membro do Projeto de Ação, Desenvolvimento e Inovação INOVAGURUPI (início 2015). Membro do Conselho Municipal de Ciências, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Gurupi-TO (início 11/2018). Coordenador Executivo da Habite - Incubadora de Empresas de Biotecnologia da UFT (início 11/2018). Coordenador do Laboratório de Biotecnologia, Análise de Alimentos e Produtos - LABAP - divisão Análises Microbiológicas (início 11/2018). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microrganismos de Interesse Biotecnológico, atuando principalmente nos seguintes temas: processos microbiológicos, processos enzimáticos, produção, purificação e caracterização de enzimas microbianas e produção e análise lipídios microbianos. Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/3042922895338679.

ANA MARIA MAIA DA SILVA
Disciplina: Aspectos Regulatórios (Medicamentos e Cosméticos); Controle de Qualidade Físico-Químico
Currículo: É professora do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins. Possui graduação em Farmácia (2001) e pós-graduação em Química (mestrado-2003 e doutorado-2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio de 1 ano no Laboratoire de Chimie des Polymères Organiques - LCPO da Universidade Bodeaux I (França), tendo trabalhado com técnicas de caracterização de polímeros, entre as quais se destacam viscosimetria, reologia e espalhamento de luz. Tem pós-doutorado no Instituto de Química e no Departamento de Farmácia, ambos da UFRN, onde desenvolveu projetos para a modificação de polissacarídeos (goma xantana, quitosana e carboximetilcelulose) e para a obtenção de nanopartículas poliméricas de poli(ácido lático), respectivamente. Atualmente estuda o mecanismo de liberação de biomoléculas de origem vegetal encapsuladas em matrizes poliméricas. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1894812921636224

ELÁINY CRISTINA ALVES MARTINS OLIVEIRA
Disciplinas: Alimentos Geneticamente Modificados; Metagenômica na Qualidade Industrial.
Currículo: Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Tocantins. É Mestre em Agroenergia pela mesma instituição. Tem Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede BIONORTE). Possui experiência nas áreas de: Biocombustíveis, trabalhando no melhoramento de culturas energéticas; Genética, com ênfase em Genética molecular, incluindo estudos em Biodiversidade e Conservação Vegetal; Microbiologia do Solo, com ênfase na diversidade da comunidade fúngica utilizando técnicas independentes de cultivo. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9415467568074149

ERIKA CAROLINA VIEIRA ALMEIDA
Disciplina: Sistemas de Gestão da Segurança de Produtos.
Currículo: Possui graduação em Farmácia pela Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS (2012) e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Possui experiência na área de Desenvolvimento Farmacotécnico e Controle de Qualidade Microbiológico em empresas privadas (Avert Laboratórios - Biolab, EMS Sigma Pharma). Na área acadêmica, atuou na pesquisa de plantas medicinais inibidoras de enzimas digestivas e no projeto de pesquisa “Estudo de RNA de interferência (RNAi) em invertebrados visando aumentar a eficiência da ação bioinseticida dos baculovírus e da expressão heteróloga do sistema baculovírus/células de inseto”. Atualmente, é Professora Assistente no curso de Farmácia do Centro Universitário Unirg, Gurupi-TO, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Farmácia, Membro do Projeto de Ação, Desenvolvimento e Inovação INOVAGURUPI. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5580233329167567

FRANCISCO CANINDÉ GERLÂNDIO DE SOUZA
Disciplina: Garantia da Qualidade.
Currículo: Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas: gene da p53, Sequenciamento, Câncer do colo do útero, Mutação do gene da p53. Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária trabalha na inspeção para verificação de boas práticas de fabricação de medicamentos, em plantas de produção nacionais e internacionais; inspeção para verificação de boas práticas de fabricação de produtos para saúde, em plantas de produção nacionais e internacionais; Participação na OCDE no grupo de trabalho de Boas Práticas de Laboratório (GLP): 2008-2011; Participação na Coordenação da Consulta Pública n. 16/2011 da Anvisa; área de laboratórios analíticos em Vigilância Sanitária; representante da Anvisa para OPAs na elaboração do documento n.9 das Boas Práticas de Laboratório (BPL-OMS) para o Português; auditoria em Laboratórios Analíticos seguindo a Norma ISO 17025 (curso de auditor do Inmetro - convidado pelo Inmetro como auditor); auditoria em Laboratórios Analíticos seguindo as Boas Práticas de Laboratório da OCDE; Inspeção Sanitária em embarcações - De Carga ou Cruzeiro. Endereço para acessar este CV: https://www.linkedin.com/in /franciscogerlandio/

GLÊNDARA APARECIDA DE SOUZA MARTINS
Disciplina: Desenvolvimento de Novos Produtos.
Currículo: Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2007), graduação em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2009), doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (2014) e pós doutorado com ênfase em Ciência e Tecnologia do Leite e do Ovo pelo Agrocampus Ouest - França. Atualmente é professora adjunto III do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins e orientadora no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFT, atuando nas áreas de Desenvolvimento de Novos Produtos, Tecnologia de Frutas e Fenômenos dos Transportes. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5998926336408017

LEANDRA CRISTINA CREMA CRUZ
Disciplinas: Estatística Descritiva e Análise de Dados; Controle Estatístico de Processos.
Currículo: Possui graduação (2008) em Engenharia de Alimentos pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO) de São José do Rio Preto, S.P., mestrado (2012) e doutorado (2017) em Engenharia de Alimentos, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) de São José do Rio Preto, S.P.. Dissertação e tese desenvolvidas para o estudo do processo de separação por flotação com ar dissolvido (FAD). Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Gurupi, do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Pesquisas em Processos Industriais em Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de produtos lácticos, processos de separação industrial, clarificação por flotação com ar dissolvido (FAD), cinética química, análise e processamento digital de imagens. Tem experiência industrial na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Planejamento, Programação e Controle da Produção (P.P.C.P.). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9912122133445783

MARIA INÊS DA SILVA
Disciplina: Gestão ambiental: Licenciamento e Gerenciamento de Resíduos.
Currículo: É Farmacêutica–Bioquímica pela Universidade Paulista – UNIP – Campus de Araraquara e possui especialização em Sistemas de Saneamento e Gestão em Meio Ambiente pela Logatti/UFSCAR. Trabalhou como Assistente de Suporte Acadêmico III na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP – Araraquara de Junho de 1985 a Julho de 2016. Foi por 15 anos responsável pela Comissão de Biossegurança/Gerenciamento de resíduos do Núcleo de Atendimento à Comunidade FCF – Unesp Araraquara (2001 a 2016). Atuou por 19 anos no setor de Imunologia/Sorologia no Laboratório de Análises Clínicas na FCF- Unesp FCF Araraquara (1996 a 2005 e 2011 a 2016), no Hospital Estadual Américo Brasiliense (2005 a 2011). Deu 80 horas de Assessoria e Consultoria no Centro de Bioequivalência do Departamento de Fármacos e Medicamentos da FCF UNESP, na confecção do Manual de Biossegurança (Abril a Novembro de 2010). Ficou por 9 anos no setor de Microbiologia no Laboratório de Análises Clínicas na FCF – Unesp (1987 a 1996) e por 3 anos no setor de Bioquímica no Laboratório de Análises Clínicas na FCF- Unesp (1985 a 1987). Atualmente atua como Consultora em Controle de Qualidade, Legislação, Biossegurança, Gerenciamento de Resíduos, Documentação da Vigilância Sanitária e epidemiológica, Organização 5s e Análise estatística de dados de Controle de Qualidade, tendo prestado consultoria no Laboratório de Análises Clínicas IPC - Instituto de Patologia e Citologia (2018-2019) e no Laboratório de Análises Clínicas da Sta Casa (2019), ambos em Araraquara. Presta consultoria no Laboratório de Análises Clínicas Abi Jaudi na cidade de Américo Brasiliense (2008-2010 e 2016-atual) e assessoria Técnica na empresa Perfecta Produtos de Laboratório Ltda (2020 - atual). Endereço para acessar este CV: https://www.linkedin.com/in/ines-silva-43b70a56/

MICHELLE DA CUNHA ABREU XAVIER
Disciplinas: Embalagens e Rotulagem de Alimentos; Tecnologia de Bebidas.
Currículo: Professora do Magistério Superior do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Federal do Tocantins. Doutora (2016) e Mestre (2011) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins-UFT (2007). Atua como Vice-coordenadora e Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT. Realizou parte do Doutorado como Visiting Scholar Student na University of California-Berkeley (UCB) no Energy Biosciences Institute (EBI) (2014/2015) trabalhando na modificação genética de levedura oleaginosa, supreexpressão de genes e biologia molecular visando melhorar o acúmulo de lipídio pela levedura. Atua na área de biotecnologia/sustentabilidade com produção lipídios a partir do bagaço de cana-de-açúcar para produção de biocombustíveis; na utilização de biomassa lignocelulósica, principalmente a fração hemicelulósica, para a produção de produtos de valor agregado como ácido lático e na engenharia metabólica da levedura oleaginosa Lipomyces starkeyi para o aumento da produção de lipídios. Experiência nos seguintes temas: Bioconversão de xilose, fermentação, microbiologia, utilização de hemicellulose para produção de substâncias de valor agregado, pré-tratamento de biomassa lignocelulósica, produção de ácido lático por Lactobacillus, levedura oleaginosa, produção de lipídios por levedura oleaginosa, engenharia metabólica, modificação genética de levedura, superexpressão de genes. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9700100095864078

TALITA PEREIRA DE SOUZA FERREIRA
Disciplinas: Análise e Gerenciamento de Risco; Metodologia do Trabalho Científico
Currículo: Atualmente é professora efetiva da Fundação Universidade Federal do Tocantins (desde 2015), Campus Gurupi e Coordenadora (2019 a 2021) do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: atividade fungistática, extratos vegetais, plantas medicinais, fungos endofíticos, óleos essenciais, bioprospecção de novos produtos, controle alternativo de pragas, produção de biodiesel, biotecnologia aplicada a alimentos e bebidas (produção de cervejas, bebidas fermentadas e outros alimentos que utilizam fermentação). Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (2010-2014) pela UFT e doutorado em Biotecnologia-UFT (2015-2017). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3666745160890559

GCQ

Especialização Lato Sensu em Gestão e Controle de Qualidade

Informações Gerais

Apresentação: O curso de Especialização em Gestão e Controle de Qualidade, ministrado na modalidade semipresencial, tem como objetivo capacitar profissionais para a identificação e análise de problemas relacionados à qualidade de produtos e processos, bem como habilitá-los para o gerenciamento e melhoria de sistemas de qualidade.
Ao final do curso, os egressos estarão aptos a atuar em gestão e controle de qualidade em empresas e indústrias, especialmente aquelas que geram produtos para uso humano, como, por exemplo, bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos.
Público-alvo: Profissionais com diplomas de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo nas áreas da saúde, alimentos, ambiental, engenharias e áreas afins.
Carga horária: 462 (quatrocentas e sessenta e duas) horas, sendo 418 (quatrocentas e dezoito) horas à distância e 44 (quarenta e quatro) horas presenciais.
Duração: 20 (vinte) meses, com início em agosto de 2022 e término em março de 2024, quando os alunos deverão defender suas respectivas monografias
Modalidade: Semipresencial
Aulas: As aulas serão realizadas às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos (Quadro 1). A periodicidade será mensal, preferencialmente na última semana do mês, exceto em setembro de 2022 e junho de 2023, quando serão ministradas duas disciplinas no mesmo mês intervaladas por duas semanas. Horários especiais ou remanejamento do cronograma das aulas poderão ocorrer em casos excepcionais, devidamente justificados pelo professor responsável.

Quadro 1. Dias, horários e cargas horárias de aulas ofertadas no Curso e Especialização em Gestão e Controle de Qualidade.

Dias da semana

Horário

Carga horária (h)

Aula/Atividade*

Sexta

16 às 22 h

6

Extraclasse

Sábado

08 às 12 h

4

Ao vivo/sala de aula

Sábado

13 às 17 h

4

Ao vivo/sala de aula

Sábado

18 às 22 h

4

Extraclasse

Domingo

8 às 12 h

4

Ao vivo/sala de aula

Total

-

22

-

* As expressões “ao vivo” e “sala de aula” referem-se às disciplinas ministradas à distância e presenciais, respectivamente. O termo “extraclasse” refere-se a momentos em que os alunos executarão atividades sem a presença dos professores. A distribuição da aula/atividade poderá ser modificada em comum acordo entre professores e alunos quando houver algum fim pedagógico desde que as atividades extraclasse não ultrapassem 50% da carga horária da disciplina.


Local: As disciplinas à distância serão ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as disciplinas presenciais ocorrerão em salas específicas na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Gurupi.
Estrutura: Ferramentas digitais, como, por exemplo, videoconferência, atividades, chat, fórum, etc., disponíveis no AVA e salas de aula climatizadas.
Investimento: Inscrição para o processo seletivo (R$ 50,00), matrícula (R$ 300,00) e mensalidades (R$ 300,00 x 20 parcelas).
Frequência exigida: 75% (vinte e cinco por cento) de presença nos momentos síncronos e nas disciplinas presenciais.
Aproveitamento exigido (disciplinas): Os alunos serão avaliados numa escala de zero a dez em cada disciplina, considerando-se aprovados aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete). Os alunos que apresentarem desempenho insatisfatório com média parcial igual ou superior a 4 (quatro) e 7 (sete) realizarão a avaliação final (exame) de forma presencial nas disciplinas Problemas/Projetos Integradores I e II. Alunos que ultrapassarem 25% (vinte e cinco por cento) de falta ou obtiverem nota inferior a 4 (quatro) serão reprovados na disciplina em questão e poderão cursá-la novamente quando abrirem novas turmas.
Para as disciplinas ministradas à distância, contará como frequência o período em que o aluno participará dos momentos síncronos, ou seja, aulas ao vivo com os professores. Para as disciplinas presenciais, a presença será o período em que o aluno estiver em sala de aula com os professores.
O aluno reprovado poderá prosseguir no curso normalmente, inclusive elaborar e defender seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas obterá o título de especialista somente quando cumprir todos os requisitos para o aproveitamento exigido para as disciplinas e o TCC.
Aproveitamento exigido (TCC): Cada membro da Banca Examinadora atribuirá notas ao TCC, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), de cujo somatório se extrairá a média aritmética, a qual deverá ser igual ou superior a 7 (sete) para que o aluno seja aprovado. O resultado atribuído pela Banca Examinadora será: “aprovado”, “aprovado com restrições” ou “não aprovado”. Se “aprovado”, o aluno terá 15 dias para entregar à Coordenação a versão final da monografia. Se “aprovação com restrições”, o prazo máximo passa para 30 dias após a defesa. Se “reprovado”, o aluno terá 30 dias para a elaboração de um novo TCC, o qual seguirá os trâmites citados anteriormente.
Certificação: Terá o direito ao título de especialista, outorgado pela Universidade Federal do Tocantins, somente o aluno que cumprir de forma satisfatória as 396 horas de disciplinas, 66 horas de TCC e a entrega da versão final da monografia aprovada dentro do prazo indicado no cronograma no curso.

Fim do conteúdo da página