Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Destaque

Mais de setecentos alunos participaram da jornada do segundo Tour no Câmpus de Palmas.

A segunda edição do Tour no Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu mais de setecentos visitantes, alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Lajeado e Formoso do Araguaia.

Os aspirantes a universitários da UFT foram acompanhados pelo diretor do Câmpus, professor Moisés de Souza Arantes Neto, e pela vice-diretora, professora Glêndara Aparecida de Souza Martins, em um passeio que explorou parte das estruturas, equipes e rotinas dos dezessete cursos que são oferecidos na unidade. Eles foram apresentados aos projetos, às equipes responsáveis e a alguns dos laboratórios e pesquisas em andamento, com o objetivo de reconhecer a UFT como um possível espaço de interesse acadêmico, nas diversas áreas do conhecimento que estão nas dependências do Câmpus de Palmas.

A jornada começou na Prainha da UFT, um ponto turístico que garantiu calorosa recepção e a foto oficial no píer; depois seguiram para a biblioteca, blocos de salas de aulas e os laboratórios, onde foram recebidos por coordenadores, professores e alunos dos dezessete cursos oferecidos na unidade. Quem presenciou algum dos momentos, sentiu a atmosfera vibrante dos adolescentes e a empolgação de saber que a UFT é um lugar público, gratuito, aberto a todos que desejam estudar, com colaboradores de excelência acadêmica, suporte estudantil e outros serviços que estão ao alcance.

Segundo o diretor Moisés Neto, o projeto ainda não consegue garantir um tour completo por todas as instalações da universidade, mas já deixa os futuros universitários maravilhados com a estrutura moderna e as pessoas que vão ser colegas, mentores e auxiliares de suas graduações. "Acreditamos que ações como essa fortalecem a universidade pública, gratuita e de qualidade, que a UFT, reconhecidamente, é. Alguns dos professores que vieram com os alunos, além de pais e parentes de alunos, foram formados aqui e atestam aos interessados a alta qualidade do que a UFT oferece".

Durante o passeio, os estudantes também tiveram alguns momentos de conversa com professores e técnicos, que compartilharam as características dos cursos e responderam dúvidas sobre a orientação vocacional que os alunos apresentaram. "Essa interação permitiu que os futuros universitários conhecessem melhor a vida no câmpus. Para muitos, foi a primeira oportunidade de conhecer este espaço de desenvolvimento pessoal e profissional. Estamos muito felizes com o que aconteceu esta semana. Desde o empenho dos professores das escolas em vencer desafios e trazer seus alunos, até a forma como nossa equipe vestiu a camisa e os recebeu", comemora a vice-diretora, Glêndara Martins.

Ao final da rota, os visitantes se reuniram no Centro Universitário de Integração entre Ciência, Cultura e Arte (CUICA), para as considerações finais e participar de um sorteio com brindes alusivos à UFT e dali deixaram o Câmpus de Palmas com orientações e uma sensação de entusiasmo para os processos seletivos que existem para o ingresso na instituição.

 A aluna Suzy Lunara Prado de Araújo, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, falou um pouco sobre a experiência: “Eu gostei muito, pois, na UFT tem vários cursos e muitas oportunidades para quem quer ingressar em uma carreira, eu irei fazer faculdade de Pedagogia e sinceramente eu estou querendo fazer na UFT, pois além de ter o curso que eu quero eu me identifiquei com o lugar. Eu e meus colegas gostamos muito, conhecemos os cursos, tiramos algumas dúvidas e tivemos palestras e os professores foram atenciosos em nos explicar.”

Além de Suzy, entre as avaliações de alunos e professores das escolas dos visitantes, a análise foi positiva, com depoimentos que atestam que o passeio guiado pelos diretores permitiu "que os alunos do Ensino Médio se motivarem" e "vislumbram caminhos potenciais" em suas futuras jornadas acadêmicas na UFT. Já entre os apontamentos de melhorias, destacam-se os pedidos para que o Tour seja ampliado para mais dias/horários durante o ano, para "alcançar outras turmas" e que o passeio pelo Câmpus de Palmas "demore mais tempo" para os alunos "curtirem mais a instituição".

As escolas que participaram da segunda edição foram:

 Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Colégio Dante Pazzanese - Fundação Bradesco

Colégio Dom Bosco Taquaralto

Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência

Colégio Estadual Padrão 

Colégio Marista de Palmas

Colégio Militar de Porto Nacional

Colégio Olimpo

Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos

Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos

Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros 

Instituto Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas 

Instituto Federal do Tocantins, Campus Paraíso do Tocantins

Rede de Ensino Propósito

 

Fim do conteúdo da página