Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação (Ipex-EDU)

Ipex-EDU

Apresentação

O Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação (Ipex-EDU) constitui-se como uma comunidade universitária com organização multi, inter e transdisciplinar, composta por  pesquisadores e extensionistas da UFT (docentes, técnico-administrativos, doutorandos, mestrandos, estudantes de graduação dos diferentes campus), além de professores e pesquisadores colaboradores de instituições nacionais e internacionais e órgãos governamentais e não governamentais com produção e conhecimento capazes de ser referência e alavancar a melhoria da educação regional, nacional e, de modo especial, da Amazônia Legal.

Caracteriza-se como uma comunidade em rede de pesquisadores  e extensionistas que visa a produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico em alto nível, com impactos sobre a qualidade da educação nos diferentes níveis de ensino e nas expressões culturais. Trata-se de um espaço virtual de comunicação mediada pelas tecnologias que pode contar com infraestrutura e suporte nos câmpus. 

Dentre as diversas áreas estratégicas destacam-se a formação docente e práticas educativas no contexto multidimensional que abrange sociedade, Estado e currículo, bem como a produção de conhecimento multidisciplinar por meio da pesquisa no campo educacional.

Serão priorizados projetos de pesquisa e extensão relacionados às áreas de formação de professores da Educação Básica; diretrizes curriculares das licenciaturas; letramento digital e linguagens; gestão e políticas públicas; base comum nacional do currículo da Educação Básica; dentre outras a serem aprovadas e que sejam atinentes aos objetivos do Ipex-EDU.

A produção de conhecimentos a partir das pesquisas, dos projetos de extensão e da articulação com os saberes tradicionais propiciará um aprofundamento na reflexão sobre a formação docente, o currículo, os saberes docentes, as políticas públicas, sociedade e práticas educativas.

 

Objetivos

O compromisso humano, político e ético do Ipex-EDU funda-se na finalidade intrínseca e imanente de contribuir para a emancipação humana e redução das desigualdades sociais. Como construtora de inovação intelectual e atitude profissional emancipadora, a pesquisa e a extensão devem provocar mudanças no modo de o pesquisador conceber e agir em seu trabalho de docente formador ou em formação nos variados campos de inserção da educação. 

 

Objetivo Geral: Com intuito de ser referência em educação, o Ipex-Edu tem como objetivo desenvolver pesquisas, ações extensionistas, assim como difundir conhecimentos relacionados à formação docente e práticas educativas interparadigmáticas. 

Objetivos específicos:

a) Congregar pesquisadores, extensionistas da UFT e colaboradores externos nacionais e internacionais com foco no aprofundamento de temáticas estratégicas e de relevância para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no campo educacional, em espaços escolares e não escolares.

b) Articular, coordenar e desenvolver pesquisas e extensão na área da educação e ensino, que contribuam para o aprofundamento de temáticas voltadas à educação básica e educação superior.

c) Prestar assessorias às instituições educativas e aos sistemas e redes de ensino, inclusive na área de avaliação.

d) Produzir material didático impresso e via ambientes de aprendizagem, voltados para os espaços escolares e não escolares.

e) Estabelecer convênios de cooperação técnico-científica e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras com vistas ao desenvolvimento de projetos integrados de pesquisa e extensão.

f) Potencializar a melhoria da qualidade do ensino e a formação de professores.

g) Congregar e submeter projetos e programas a agências de fomento.

h) Propor às fundações de amparo a pesquisa políticas para financiamento de projetos na área da educação.

i) Constituir banco de dados e informações como subsídio para o estabelecimento de políticas e ações visando o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

 

Resultados Esperados

O Ipex-Edu tem como meta ser referência em educação, e para tanto, se propõe a desenvolver pesquisas, ações extensionistas, assim como difundir conhecimentos relacionados à formação docente e práticas educativas interparadigmáticas. Nesse sentido, os resultados almejados estão centrados nos seguintes aspectos:

• tornar-se referência no processo de produção e difusão dos novos conhecimentos e tecnologias na área da educação;
• promover a aproximação da Universidade das questões regionais, especialmente aquelas relacionadas à educação, por meio dos projetos de pesquisa e extensão;
• potencializar a articulação e integração do capital intelectual disponível na estrutura multicampus da UFT;
• incentivar a elevação dos índices educacionais para a superação das desigualdades regionais em C&T;
• participar de forma ativa e produtiva da elaboração, implantação e desenvolvimento de ações que tornem o Ipex-Edu referência na área educacional no contexto regional e nacional;
• oportunizar a prestação de serviços de assessoria, consultoria e implementação de projetos na área da educação e ações em consonância com as áreas do Instituto;
• potencializar a melhoria da aprendizagem nos cursos de graduação e pós-graduação da UFT por meio da inserção de professores e extensionistas em projetos do Ipex-Edu.

Histórico

Os projetos, programas e demais ações realizadas por pesquisadores e extensionistas na área da educação na UFT, pulverizados nos sete câmpus e com atuação em diferentes cursos, protagonizam a propositura do Instituto Intercâmpus de Pesquisa e Extensão em Educação, excepcionalmente por sua capacidade de capilaridade dos estudos até então desenvolvidos e em desenvolvimento e que necessitam de um lócus de potencialização. 

Na perspectiva de aglutinar o potencial intelectual, aprofundar experiências científico-pedagógicas, imprimir mais consistência teórica à docência e consolidar ainda mais os grupos e núcleos de pesquisa na área da Educação, o grupo de professores do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, articulados com professores dos Programas de Mestrado Profissional em Matemática, Mestrado Profissional em Letras, Mestrado Acadêmico  e Doutorado de Ensino de Línguas e Literatura; professores de diferentes cursos de graduação dos sete campi e Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), elaboraram e submeteram a proposta de criação do Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação (Ipex-EDU), o que representa um grande marco na história da educação da Região. 

Participaram do processo de elaboração e proposição do Ipex-EDU os professores Carmem Lúcia Artioli Rolim, Isabel Cristina Auler Pereira, José Damião Trindade Rocha, Idemar Vizolli, Jocyléia Santana dos Santos, Maria José de Pinho, Neila Barbosa Osório, Rosilene Lagares e Wagner Rodrigues da Silva.

Ao congregar pesquisadores e extensionistas dos diferentes Câmpus e aglutinar a produção na área da educação, o Ipex-EDU passa a ter elementos substanciais à proposição de políticas à educação nos diferentes níveis de ensino, assim como instrumentalizar e orientar a UFT tanto em relação à proposição de novos cursos (de graduação, de pós-graduação), como na avaliação e redimensionamento do foco dos cursos já existentes, assim como na sua inserção em projetos ou programas propostos pelo Ministério de Educação ou outras agências de fomento.

Link para o Regimento Interno

 

 

 

 

 

Parceiros

O estabelecimento de parcerias, assim como convênios e termos de cooperação a serem firmados com as demais instituições educacionais que atuam nos diferentes níveis de ensino serão buscadas com vistas ao desenvolvimento de projetos e programas educacionais, assim como a realização de eventos como cursos de formação continuada, congressos, seminários, colóquios, dentre outros, amplia sobremaneira a possibilidade para que a produção acadêmica seja acessada por profissionais que dela pode se beneficiar.

Uma parceria com a Editora da UFT (EdUFT) com subsídios para as produções do Ipex-EDU divulgará a produção científica e tecnológica dos pesquisadores. Ao fazer uso dos meios de comunicação e divulgação, a UFT empodera-se frente ao universo da educação em seus diferentes níveis e espaços de abrangência. 

Atualmente o estado do Tocantins possui uma Fundação de Pesquisa (Fapt), poderá disponibilizar editais com vistas a fomentar a área de formação dos profissionais do estado. Ela é parceira na oferta dos cursos na modalidade a distância, oferecidos pelas instituições de ensino superior.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins (Fapto) também disponibiliza editais e poderá contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que serão desenvolvidos pelo Ipex-EDU.

Outras instâncias como o próprio Governo do estado, a Secretaria Estadual e Municipal de Educação, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Undime e prefeitos municipais poderão fomentar e se beneficiar com a produção de conhecimentos e com projetos de extensão.

Linhas de Pesquisa

O Ipex-Edu constitui-se elemento fundamental para diagnosticar a realidade da educação do estado do Tocantins e contribuir para a construção de conhecimento e formação de profissionais com vistas ao desenvolvimento regional sustentável e para promoção de justiça social.

Nesse sentido, as linhas de pesquisa e extensão estarão concentradas nas temáticas relacionadas às seguintes áreas:

  • Currículo, formação de professores e saberes docentes;
  • Estado, sociedade e práticas educativas;
  • Outras linhas a serem aprovadas pelos membros do Ipex-EDU e que sejam atinentes aos seus objetivos.

Projetos de Pesquisa

Em andamento:

Projeto 1: Estudo Multidisciplinar da Bacia do Ribeirão São João
Projeto na íntegra | Relatórios

Projeto 2 - Aplicação de Técnicas Estatísticas para o Estabelecimento de Padrões de Crescimento em Lenhos Fósseis como Indicadores Climáticos
Projeto na íntegra | Relatórios

 

Projetos de Extensão

Contatos

Mais informações em breve.

Fim do conteúdo da página