Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gurupi > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Câmpus

O câmpus de Gurupi constitui-se em um dos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins localizado na região sul do estado, onde são oferecidos quatro cursos de graduação presencial: Agronomia (nota 4 no Enade 2011), Engenharia Florestal, Química Ambiental e Engenharia de Bioprocessos e dois cursos na modalidade EAD: Biologia e Química modalidade licenciaturas. Na pós-graduação Stricto sensu são oferecidos os cursos de Mestrado em Produção Vegetal (nota 4 pela Capes), Mestrado em Biotecnologia (nota 3 pela Capes) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais (nota 3 pela Capes) e Doutorado em Produção Vegetal (nota 4 pela Capes), estes dois últimos iniciando suas primeiras turmas no primeirosemestre de 2012.

Para atender aproximadamente 1.700 alunos, a UFT Câmpus de Gurupi tem em seu quadro de funcionários 86 professores efetivos, sendo 63 doutores e 23 mestres, e 68 servidores técnico-administrativos.

Missão do Câmpus

Formar profissionais nas áreas agrárias e tecnológicas na região sul do estado do Tocantins, bem como, propor soluções frente às demandas da sociedade através do ensino, pesquisa e extensão

Visão do Câmpus

Ser referência na produção de tecnologias e inovação nas áreas das ciências agrárias e biotecnológicas

Sobre o município

Gurupi fica no sul do estado, a 245 km de Palmas, capital do Estado. Seu nome vem do Tupi, e significa “diamante puro”.

O município foi fundado em 1952, juntamente com a construção da rodovia Belém-Brasília (BR-153), por Benjamin Rodrigues – que trabalhou na abertura da estrada e instalou o primeiro comércio na região. Logo, o povoado atraiu o interesse de moradores de outras cidades, e começou a desenvolver atividades agropecuárias. A emancipação política de Gurupi deu-se em primeiro de janeiro de 59, quando foi elevado à categoria de município.

Hoje, Gurupi tem cerca de 75 mil habitantes, e é considerada uma das mais importantes cidades do Estado, contando com um importante parque industrial um movimento cultural de destaque, unindo artistas das mais diferentes vertentes na realização de eventos culturais.

Saiba mais sobre Gurupi: www.gurupi.to.gov.br

Fim do conteúdo da página