Página inicial > Gestão > Pró-Reitorias > Órgãos Complementares > Editora > Catálogo Editora > Catálogo Editora - Obras Acadêmicas > Questões da Ditadura: vigilância, repressão, projetos e contestações

Questões da Ditadura: vigilância, repressão, projetos e contestações

Título: Questões da Ditadura: vigilância, repressão, projetos e contestações
Organizadores: Patrícia SpositoMechi e Wanderson Fábio de Melo (orgs)
Ano de publicação: 2016
Área/Sub-área: Ciências Humanas
Valor: R$ 33,00

Sinopse: Questões da ditadura: vigilância, repressão, projetos e contestações traz uma seleção de textos que tratam de aspectos da ditadura civil militar, da vigilância política e da repressão realizada pelo Estado. Escritos por pesquisadores de diversas universidades do país, oferecem uma contribuição fundamental para a reflexão do processo social da ditadura, sua permanência e continuidade na formação social brasileira, resgatando as dimensões do contexto ditatorial, os diferentes sujeitos e as diversas expressões do período. A coletânea está dividida em seções, agrupando os capítulos pela proximidade temática. São elas: Violência estatal e resistências sociais; Vigilância, repressão e violência; Ditadura, intelectuais e projetos; e, por fim, Movimentos sociais e contestações. O leitor interessado em conhecer as diferentes questões da ditadura tem em mãos as linhas fortes de um mapa social e político que vai lhe propiciar seguir viagem no conhecimento dessa fase da história sob visão crítica amparada em conjuntos de documentos. Nesse livro, questões cruciais da formação social brasileira, ao longo do século XX, foram detectadas e localizadas em sua dimensão histórica, dentre elas os modelos e os modos de exclusão social, repressão e vigilância. Num momento em que os temas da ditadura estão em evidência, Questões da ditadura: vigilância, repressão, projetos o e contestações oferece ao público em geral o necessário aprofundamento na compreensão do Brasil.

Sobre os organizadores:
Patrícia Sposito Mechi é professora adjunta do curso de História da Universidade Federal do Tocantins. Doutora em História Social pela PUC-SP, mestre e graduada pela mesma universidade, desde a década de 1990 pesquisaos temas da ditadura civil-militar. Nos últimos anos, tem se dedicado à guerrilha do Araguaia e aos estudos sobre a ditadura na região doTocantins (antigo norte-goiano).Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa na Universidade Federal do Tocantins sobre a repressão e as lutas camponesas contra a ditadura civil- militar no antigo norte goiano e integra o Comitê Memória, Verdade e Justiça do Tocantins, que investiga os crimes da ditadura na região.

Wanderson Fábio de Melo é professor adjunto do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela PUC-SP pesquisa há mais de duas décadas os temas da ditadura civil-militar, enfocando, particularmente, a atuação dos intelectuais. Atualmente, vem desenvolvendo pesquisas nas áreas da ditadura civil-militar, intelectuais e interpretações do Brasil. Atua no projeto de pesquisa A obra de Ruy Mauro Marini e a formação social brasileira,vinculado a grupo de pesquisa na UFF e com participação de alunos bolsistas de iniciação científica.