O Poder Médico Higienista na Medicalização do Feminino

Ano de publicação: 2015
Área/Sub-área: Medicina e Saúde
Valor: R$ 20,00

Sinopse: Este livro objetiva investigar o propósito educativo dos higienistas pertencentes à Liga Brasileira de Hygiene Mental e busca entender um dado traçado da mulher – a mulher higienizada – proposto por meio dos Archivos Brasileiros de Hygiene Mental, que a expõem como educadora por excelência de uma geração desejada para o processo de modernização do país. Foram analisados os propósitos sociais da medicina preventiva no seu compromisso direto com a educação e a formação da mulher que educa no seio da família e na escola.

Sobre o autor: Adriano Rodrigues Mansanera tem 41 anos e é natural de Tapejara – PR. Casado com Gislene e pai de Maísa, é formado em Psicologia, com mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor universitário há quase 10 anos, ministrando aulas na graduação e pós-graduação em diversas universidades do Tocantins. Trabalhou em Palmas por quase quatro anos, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), ambiente de trabalho que deixou saudades devido aos colegas que trabalharam com o autor e também aos usuários atendidos.