O Brasil e os brasis na televisão regional aberta

Título: O Brasil e os brasis na televisão regional aberta
Autora: Verônica Dantas Meneses
Ano de publicação: 2015
Área/Sub-área: Comunicação
Valor: R$ 35,00

Sinopse: Os meios de comunicação, de maneira geral, são instituições que demarcam a importância e a hierarquização dos temas do cotidiano. Eles legitimam comportamentos e ações da sociedade, constituindo arenas onde se cruzam valores sociais e signos comunitários distintos. Presente em 99% dos lares brasileiros, a televisão representa um espaço de construção e desconstrução de identidades. Uma característica da televisão regional é o processo de apropriação de valores do lugar, com o objetivo de ser reconhecida como portadora de códigos culturais locais, numa dinâmica que envolve ainda a ocupação dos espaços reservados à programação local, as relações de mercado, e o compromisso com o público ao qual se dirige. Este livro observa como manifestações culturais e repertórios locais são revividos em programas de televisão regionais que, muitas vezes, atingem níveis de audiência superiores aos da rede.

Sobre a autora: Verônica Dantas Meneses possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (1999) e mestrado em Sociologia (2003) pela Universidade Federal de Sergipe. É doutora em Comunicação (2010) pela Universidade de Brasília, na linha Imagem e Som, do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Atualmente, é professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins. Tem se dedicado à pesquisa na área de Comunicação, com ênfase em comunicação comunitária, comunicação no Terceiro Setor, folkcomunicação e comunicação e meio ambiente. Participou como organizadora, ouvinte e palestrante de diversos eventos nas áreas de comunicação e imaginário e comunicação e cultura popular, além de desenvolver projetos de pesquisa.