Estatística Básica para os cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas

Título: Estatística Básica para os cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas
Autores:
 Augustus Caeser Franke Portella, Ildon Rodrigues do Nascimento, Anatércia Ferreira Alves, Gessiel Newton Scheidt
Ano de publicação: 2015
Área/Sub-área: Ciências Exatas e Tecnológicas
Valor: R$ 30,00
Sinopse: O objeto desta obra é o resultado de um esforço conjunto dos autores no sentido de oferecer um material didático sobre estatística básica. Foi escrito, em especial, para servir de livro texto em cursos de graduação nas áreas de Engenharia, com exemplos direcionados aos seus interesses. Porém, utilizando uma bibliografia auxiliar, também pode ser utilizado tanto em cursos de pós-graduação, quanto, tomadas as devidas precauções, em cursos para alunos e profissionais de outras áreas.

Sobre os autores:

Augustus Caeser Franke Portella possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado pela Rede de Biodiversidade e Biotecnlogia da Amazônia Legal – Bionorte. Atualmente, é Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT. Atua nas áreas de Planejamento de Experimentos e Estatística com ênfase em Microbiologia Preditiva, Bioestatística e Bioinformática.

Ildon Rodrigues do Nascimento possui graduação em Agronomia pela Universidade do Tocantins (2001), Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) e Doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente, é professor Adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT. É membro do Comitê Interno de Avaliação de projetos Pibic (desde 2008) e do Colegiado do Curso de Mestrado em Produção Vegetal da UFT (desde 2009). Tem experiência na área de Agronomia/Genética e Melhoramento Vegetal/ Fitotecnia/Olericultura. É delegado da Associação Brasileira de Horticultura – ABH, no estado do Tocantins.

Anatércia Ferreira Alves é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Ceará (2006). Realizou seu Mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2008) e Doutorado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Durante esse período foi bolsista CNPq. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia – Produção Vegetal – Melhoramento de Plantas e Biotecnologia. Está sendo revisora ativa de algumas revistas científicas. Atualmente, é pós-doutoranda na Universidade Federal do Tocantins, desenvolvendo trabalhos na área de melhoramento de melancia.

Gessiel Newton Scheidt possui graduação em Biologia – Bacharel e Licenciatura Plena (2003), Mestrado em Desenvolvimento Local (2006), ambos pela Universidade Católica Dom Bosco. Possui aperfeiçoamento em Técnico de Laboratório/Análises Clínicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Aperfeiçoamento em Capacitação de monitores para o Museu Dom Bosco (2001), Aperfeiçoamento em Formação Continuada pela Universidade Regional do Cariri (2005), Doutorado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado em Processos Biotecnológicos também pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente, é Professor da UFT, para os Cursos de Graduação em Engenharia Biotecnológica e Química Ambiental. Tem experiência na área de Biologia da Conservação e Desenvolvimento Regional/Local, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia com ênfase em Biotecnologia Vegetal.