Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestão > Pró-Reitorias > Órgãos Complementares > Editora > Catálogo Editora > Catálogo Editora - Obras Acadêmicas > A Sedução da Imagem: a televisão no limiar do Tocantins
Início do conteúdo da página

A Sedução da Imagem: a televisão no limiar do Tocantins

Título: A Sedução da Imagem: a televisão no limiar do Tocantins
Autora:
 Jocyleia Santana dos Santos 
Ano de publicação: 2015
Área/Sub-área: Ciências Sociais Aplicadas
Valor: R$ 25,00
Sinopse: O livro trata da implantação de uma retransmissora de televisão e sua inserção no processo separatista do norte do Estado de Goiás. Refere-se ao papel histórico da televisão como protagonista de um processo que pretendia a criação do Estado do Tocantins. Primeiro, nasceu o desejo de “se ver na telinha”. Depois de visitar a capital Goiânia, as autoridades políticas da época voltavam para seus municípios do norte de Goiás seduzidos pela ideia de que a televisão também poderia ser a salvação da região. Fascinados, buscavam incutir em seus eleitores o desejo de visualizar as informações propagadas na televisão. Tais conquistas nem sempre eram acessíveis à população e tornavam-se objetos de disputa política e cultural por parte das autoridades administrativas. Essas disputas emergem nos noticiários jornalísticos, em outras fontes impressas, nas Atas das Câmaras Municipais e nos depoimentos de funcionários da emissora, diretores e de integrantes da comunidade em geral. Os periódicos e os mapas da região retratam o cenário sociocultural do período. Essa documentação proporcionou a análise das diferentes versões para o evento estudado. Insere-se este estudo na história cultural, cuja conceituação tem por principal objeto identificar o modo como, em diferentes lugares e momentos, uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler.

Sobre a autora: Jocyleia Santana dos Santos é bacharel e licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO 1991), especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (1992), mestre (1996) e doutora (2006) em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenou os projetos Procad Amazônia Capes/UFT/UFG – Fortalecimento de Pesquisadores da Amazônia Legal e Projeto Acelera Amazônia – Doutorado Interinstitucional em Educação Capes/UFG/UFT. Membro da Comissão Editorial da Revista Histedbr Online/FAE/Unicamp e da Revista Opsis da UFG. É professora-adjunta IV, coordenadora e professora do mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins.

Fim do conteúdo da página