Bases para o Planejamento Dietético

Ano de publicação: 2014
Área/Sub-área: Ciências Biológicas e da Saúde / Nutrição
Valor: R$ 35,00

Sinopse: Este livro visa transmitir aos estudantes de Nutrição e cursos afins conhecimentos básicos, além de necessários à formação acadêmica e profissional dos cursos de nutrição. O livro reúne em um único volume ferramentas imprescindíveis para a avaliação do estado nutricional e o planejamento dietético de indivíduos e grupos populacionais. Baseado nos referenciais teóricos mais atuais na área de nutrição, o livro Bases para o planejamento dietético aborda aspectos básicos de nutrição para o planejamento alimentar, a avaliação nutricional de indivíduos e coletividades de diversas idades, sadias ou enfermas. Dentre os assuntos abordados estão recomendações de energia, macro e micronutrientes, ações fisiológicas das fibras alimentares, compostos bioativos, interações entre nutrientes, métodos e instrumentos de avaliação e diagnóstico do estado nutricional.

Sobre as autoras:

Renata Junqueira Pereira possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), Especialização em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2011). É professora Adjunta II da Universidade Federal do Tocantins, vinculada ao curso de Nutrição. Docente dos programas de Mestrado em Ciências da Saúde e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase na qualidade de vida de Idosos, Nutrição e Saúde de Grupos Populacionais, Fitoquímica e aplicação de Fitoterápicos nas DCNT.

Fabiane Aparecida Canaan Rezende possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2004), Mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutoranda em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Assistente II da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Docente da Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão em Saúde, Universidade Aberta do Brasil. Possui experiência na área de Nutrição com ênfase em Nutrição e Saúde de Grupos Populacionais (crianças, adultos e idosos) atuando principalmente nos seguintes temas: antropometria, composição corporal, validação de métodos, doenças cardiovasculares, fatores de risco, gordura corporal e risco cardiovascular.