Página inicial > Gestão > Pró-Reitorias > Órgãos Complementares > Editora > Catálogo Editora > Catálogo Editora - Obras Acadêmicas > Teatralidades: da pedagogia da imagem ao sujeito biopolítico

Teatralidades: da pedagogia da imagem ao sujeito biopolítico

Título: Teatralidades: da pedagogia da imagem ao sujeito biopolítico
Autor:
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
Ano de publicação: 2014
Área/Sub-área: Linguísticas, Letras e Artes / Teatro
Valor: R$ 35,00

Sinopse: O livro Teatralidades: da Pedagogia da Imagem ao Sujeito Biopolítico propõe um intenso diálogo entre a prática artística e o universo conceitual acadêmico. Por meio da reunião de docentes/pesquisadores/profissionais da cena busca-se refletir sobre a dimensão pedagógica que há nas interações criativas, tomando-se o corpo como membrana mediadora das experiências cotidianas e cênicas; o sujeito criador está pensado na obra em seu constante desenvolvimento afetivo-cognitivo.

Sobre o autor: Juliano Casimiro de Camargo Sampaio é Doutor e Mestre em Psicologia(IP/USP), com pesquisas voltadas para a relação Eu-Outro-Mundo implicadas nos processos de interação criativa , com bolsa de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa (CNPq). Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. É professor do curso de Artes/Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Diretor artístico-pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica. Pesquisador junto ao Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor de Interpretação Vocal no curso de formação de radialistas do Senac – Sorocaba/SP, (2006-2010). Foi fundador e coordenador entre 2010 e 2011 do setor de difusão do Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Desde 2006 vem atuando como professor de cursos técnicos e na Educação Básica, Pública e Privada. Foi professor do curso de formação e do curso de aperfeiçoamento em teatro do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (2009-2011) e do curso de Pedagogia e Educação Física da Academia de Ensino Superior, unidades Sorocaba e São Roque, ministrando as disciplinas: História da Arte, Metodologia e Prática do Ensino de Artes, Pesquisa em Educação. Recebeu diversos prêmios como diretor em festivais nacionais, como: o Festival Nacional de Teatro de Varginha (MG), Festival Nacional de Teatro de São João da Barra (RJ), Festival de Teatro Estudantil da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Festival Curta-Teatro do Sesi (SP). Atua principalmente nas áreas: encenação; preparação de atores; construtivismo semiótico-cultural em psicologia; arte-educação; relação corpo-voz; desenvolvimento afetivo-cognitivo humano.