Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

cepic

Atividades práticas em saúde do Câmpus de Palmas passam a ser no Cepic e no Hospital Padre Luso

As aulas, estágios e atividades práticas que envolvem os cursos da área de saúde do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) passaram a acontecer em espaços do Centro de Práticas Integrativas do Câmpus de Palmas (Cepic/UFT) e do Hospital Padre Luso. A medida segue a programação de reestruturação dos espaços educativos que envolvem as aulas e atividades práticas dos cursos da área de saúde do Câmpus. Nesta programação, está o fechamento do Ambulatório de Especialidades de Saúde (Apia), que passará a ter suas atividades realizadas no Bala 2, do Câmpus de Palmas.

De acordo com a comissão que acompanha o processo, as formações dos especialistas de saúde não foram comprometidas com a mudança, tendo em vista que elas continuam no Cepic/UFT e, se necessário, no Hospital Padre Luso. “É uma ação conjunta com os colegiados de saúde. O objetivo é otimizar o uso dos recursos que temos disponíveis para as formações práticas. Com a implementação do Ambulatório aqui no Câmpus de Palmas, poderemos oferecer melhores condições para alunos, técnicos, professores e comunidade assistida pela UFT. Pedimos compreensão nessa transição. Nossos alunos não ficarão sem práticas. No momento, as demandas que não couberem no Cepic serão feitas no Hospital Padre Luso”, comenta o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto.

“Estamos acompanhando os trabalhos da equipe do Câmpus de Palmas, em conjunto com as coordenações dos cursos de saúde e das parcerias já vigentes. A Reitoria participa dos processos de realocação de recursos e implementação das atividades, pois trabalhamos para que as ações que deixaram de acontecer com o fim do contrato do Ambulatório Ápia, passem a acontecer, normalmente, no Cepic e no Hospital Padre Luso. Os coordenadores de cursos e os professores estão acompanhando de perto e ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos”, comentou o vice-reitor da UFT, professor Marcelo Leineker Costa.

CEPIC/UFT oferece tratamentos especiais para mães no mês de maio

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (Cepic/UFT) está promovendo ações especiais voltadas para o mês das mães. Durante todo o mês de maio, as mães terão a oportunidade de desfrutar de tratamentos como Escalda pés, Reflexoterapia podal e Barra de Access, com demanda livre por ordem de chegada.

Os atendimentos gratuitos acontecerão às terças-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h, no Cepic/UFT, localizado no térreo do prédio da Biblioteca do Câmpus de Palmas, da UFT; e de acordo com a coordenadora do Centro, professora Ana Edith, além dos tratamentos, as participantes serão recebidas com um acolhimento diferenciado, que inclui mesas de frutas e chás, proporcionando um momento de relaxamento e bem-estar.

Os atendimentos seguem a rotina das práticas integrativas complementares em saúde, preconizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e as ações estão sendo feitas por duas terapeutas: Percília Lopes e Selma Franco. “Acreditamos que o cuidado com a saúde vai além dos tratamentos, por isso, preparamos um ambiente acolhedor e tranquilo para as participantes. Elas vão receber os benefícios das terapias e ainda podem se sentir especiais e cuidadas, mantendo o toque de carinho do nosso espaço. Estamos muito felizes em poder oferecer essa oportunidade e esperamos que todas saiam daqui renovadas e revigoradas", convida a enfermeira Ana Edith.

Para participar, basta comparecer ao Cepic/UFT, com 1kg de alimento não perecível, que será doado para a Associação de Mulheres de Luzimangues (AMLUZ). Os atendimentos já começaram no dia 07/05 e são uma oportunidade de cuidados, acolhimento e contribuição com uma causa solidária.

Cepic/UFT participa de qualificação da Rede de Atenção à Saúde em Palmas

O Centro de Práticas Integrativas Complementares, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (Cepic/UFT), compartilhou experiências exitosas com membros da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP) durante encontro para de divulgação de modelos estratégicos de atuação entre as instituições no processo de qualificação da Rede de Atenção à Saúde em Palmas.

As ações envolvem a programação da reunião ordinária promovida pelo colegiado Sistema Integrado Saúde-Escola, do Sistema Único de Saúde (Sise-SUS), e foram apresentadas no desenho do programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica-RAVS), que apoia a gestão dos serviços de saúde na cidade de Palmas e potencializa práticas que visam a melhoria da ambiência e da prestação de serviço no SUS.

Na pauta, a coordenadora do Cepic/UFT, professora Ana Edith Farias Lima, e a aluna do curso de Enfermagem, Wigna Rodrigues, apresentaram os resultados dos serviços e divulgaram como acontecem as terapias e outras práticas integrativas complementares em saúde, que atendem gratuitamente a comunidade palmense e de municípios vizinhos, além de acadêmicos e servidores da UFT.

No encontro, o professor do curso de Administração da UFT e presidente da FESP, André Pugliese, falou sobre o fortalecimento das parcerias, do compromisso e da responsabilidade da UFT nesse processo de discussão; e o secretário-executivo do Sise-SUS, Marcos Monteiro, ressaltou a importância de momentos de trocas que geram “benefícios para a promoção e prevenção da saúde na comunidade, para a qualificação da gestão, dos serviços e da ambiência em saúde e integração ensino-serviço-comunidade”.

Projeto Caminhos do Trabalho inicia atendimentos no Câmpus de Palmas

Oferecer apoio gratuito aos trabalhadores sobre seus direitos trabalhistas e previdenciários é o objetivo do projeto

Projeto da UFT oferece tratamento para quem deseja parar de fumar

Veículo: Jornal Anhanguera 1ª Edição

Data de publicação: 22/04/2024

Abrangência da divulgação: Estadual

Matéria disponível: https://globoplay.globo.com/v/12539269/

Fim do conteúdo da página