Página inicial > Ensino > Notícias > Exposição “Ex-culturas” de Costa Andrade inicia nesta quarta-feira (18)

Exposição “Ex-culturas” de Costa Andrade inicia nesta quarta-feira (18)

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2015, 16h05 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Está marcada para esta quarta-feira (18), a abertura oficial da exposição “Ex-culturas” de Costa Andrade, às 19h, no Bloco IV (Reitoria). A mostra conta com 11 obras elaboradas com materiais descartados pela comunidade e ficarão disponíveis para observação até o dia 17 de dezembro, encerrando neste ano o ciclo de exposições do Corredor Cultural, programa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

“Ex-culturas” de Costa Andrade busca, através da arte, uma reflexão sobre o consumo desenfreado e, às vezes, até desnecessário; não somente apresentando aos observadores uma possibilidade a mais de reutilização destes materiais, mas também alertando as pessoas sobre o impacto que é gerado em forma de resíduos que são descartados na natureza, muitas vezes de forma inadequada.

Mostra da exposição ex-esculturas.jpg (Foto: Elâine Jardim)Mostra da exposição ex-esculturas.jpg (Foto: Elâine Jardim)
Natural de Simplício Mendes, Piauí, Costa Andrade tem formação universitária em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, é autodidata na área das Artes Visuais, foi fundador e hoje é o presidente da Associação dos Artistas Visuais do Tocantins- AVISTO,  e agrega ao seu currículo cursos de confecção e manipulação de marionetes, história da arte e operação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Com exposições realizadas em diversos estados da federação,  o artista aborda temas que dizem respeito à condição das pessoas em uma relação íntima com o meio em que estão situadas, de acordo com  ele, a arte que produz, se diferencia no contexto e surge da necessidade de se comunicar: “Sempre achei que criar é algo muito prazeroso, arte é o que se faz com interesse próprio para despertar a sensibilidade das pessoas, e a questão da reutilização dos materiais tem sido cada vez mais pertinente,” explica.

Exposição Ex-culturas.jpg (Foto: Elâine Jardim)Exposição ex-culturas.jpg (Foto: Elâine Jardim)

Exposição: "Ex-culturas” de Costa Andrade
Data: 18/11 a 17/12