Página inicial > Ensino > Notícias > UFT promove Seminário na 10ª Semana do Peixe

UFT promove Seminário na 10ª Semana do Peixe

Por Deborah Sena e Samuel Lima | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 15h12 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Petiscos à base de peixe foram servidos ao final do evento

A 10ª Semana do Peixe aconteceu na manhã desta sexta feira (13) na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas, com a realização do Seminário "Aproveitamento Integral do Pescado". O evento é promovido por meio de parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, e o  objetivo é discutir o aumento da produção de pescado no Brasil.  A organização é do curso de Engenharia de Alimentos.

Na mesa de abertura da solenidade, Rocha,  Salustiano, Mujica, Burns e Garberz (Foto: Deborah Sena)Na mesa de abertura da solenidade, Rocha, Salustiano, Mujica, Burns e Garberz (Foto: Deborah Sena)

A mesa de abertura contou com a presença do organizador do evento, professor Pedro Mujica, o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor Albano Salustiano, o superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Guilherme Burns, o professor do curso de Agronegócio do Instituto Federal do Tocantins, Alysson Rocha e o coordenador do curso de zootecnia da Faculdade Católica, Peter Gaberz.

O público, formado por professores, acadêmicos da UFT e de outras instituições, além de pescadores, assistiu a quatro palestras que focaram o cenários da produção local do pescado.

A primeira palestra foi ministrada pelo superintendente Burns. Segundo ele, o aumento da produção de pescado no Brasil depende do incentivo das instituições públicas. ''No Brasil se preocupa demais com a produção de carne bovina. É preciso despertar para os benefícios do consumo do peixe e o retorno lucrativo que ele representa'', afirmou.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, Albano Salustiano, a Universidade pode contribuir para mudanças no hábito alimentício da população, "com pesquisas direcionadas para aumento da produção de pescado, programas educacionais e o desenvolvimento de  novos produtos à base de peixe''. Salustiano ressalta que receber a semana do peixe significa ''aproximar a UFT da população e outras instituições''.

O curso de Engenharia de Alimentos prepara seus alunos para incluir o peixe em suas consultorias e serviços. "O incentivo de consumo do peixe é um programa que se desenvolve ao longo de todo o ano. Temos um grupo de pesquisa responsável por criar opções de consumo à base de peixe, como hambúrguer, almondega, croquete", ressaltou Mujica. A aluna Tatiana Sousa participou do preparo das almondegas, "Substituímos a carne bovina pela carne  mecanicamente preparada  de Tambaqui" .Sobre os benefícios ela afirma "Tem alto valor nutricional, possui lipídios, omega três e seis, e tem o poder de minimizar doenças no organismo".

Produtos para degustação foram disponibilizados no Hall da Biblioteca Central da UFT em Palmas (Foto: Talita Melz)Produtos para degustação foram disponibilizados no Hall da Biblioteca Central da UFT em Palmas (Foto: Talita Melz)

Com a Semana do Peixe as atividades do curso são intensificadas. "Realizamos orientações técnicas nos supermercados, palestras em escolas do Ensino Médio e Fundamental, com a finalidade de aumentar o consumo do peixe no Tocantins'', diz o coordenador do evento.

Degustação - Utilizando as técnicas transmitidas em sala de aula, os alunos do curso de Engenharia de Alimentos elaboraram petiscos à base de peixe. Os hambúrgueres croquetes e almôndegas, são trabalhos desenvolvidos em laboratório, e foram dispostos à degustação do público, após as palestras.