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Pedagogia - Licenciatura - Tocantinópolis

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus de Tocantinópolis
Formação: Licenciado
Criação: Decreto Federal de 20/04/1993-DOU de 22/04/1993, S.1, p.5164.
Autorização: Decreto Federal de 20/04/1993-DOU de 22/04/1993, S.1, p.5164.
Reconhecimento: Portaria MEC nº 256, de 27/02/1997 - DOU de 28/02/1997, S.1, p. 3773 e Decreto Estadual nº 1.815, de 18/07/2003 - DOE de 25/07/2003, p. 36541.
Renovação de Reconhecimento:
  1. Portaria MEC nº 411 de 11/10//2011-DOU de 14/10/2011, S.1, p. 23.
  2. Portaria MEC nº 123, de 09/07/2012-DOU de 10/07/2012, S.1, p. 86 e 87.
Objetivos do curso

O Curso de Pedagogia (Licenciatura) destina-se a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Formação de Professores em Nível Médio, na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; - produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não-escolares.

Perfil e campo de atuação do profissional formado em Pedagogia (Licenciatura)

No que se refere ao perfil do licenciado em Pedagogia, considerando os campos específicos de atuação, propõe-se a formação do profissional de educação para atuar: a) Na docência de educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional de nível médio. b) Na gestão educacional que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e projetos, bem como ao estudo e formulação de políticas públicas e institucionais na área de educação. c) Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional. d) Dependendo da opção, o acadêmico poderá orientar sua formação, aprofundando uma ou mais áreas de atuação a partir das atividades integrantes realizadas ao longo do curso. Essas atividades ofertadas em tópicos especiais de temas relevantes como: Educação Especial e LIBRAS, Educação Indígena; Educação do Campo; Educação e Pensamento Social, entre outros de cunho mais práticos em forma de oficinas, como: oficinas de Matemática para a Educação Infantil e Anos Iniciais, Projetos e Práticas Educativas, Produção de textos etc.

O novo curso de Pedagogia, atendendo ao predisposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (2006), estabelece como áreas de atuação profissional do Pedagogo as seguintes: a) Docência na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (escolarização de crianças, jovens e adultos; Educação Especial; Educação Indígena; Educação Ambiental; Educação do Campo; e Educação e cultura afro-brasileira) e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio; b) Gestão educacional e organização de sistemas, unidades, projetos e experiências escolares e não-escolares; c) Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; d) Áreas emergentes do campo educacional.

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