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Licenciatura em Física a Distância

Sobre o Curso:

O curso de Licenciatura em Física a distância oferecido pela Universidade Federal do Tocantins, pertencente ao sistema Universidade Aberta do Brasil, que tem como principal objetivo formar professores para a Educação Básica, visando suprir a crescente necessidade desses profissionais especializados no estado do Tocantins, e porque não dizer no país.

O curso Licenciatura em Física a Distância da UFT tem como enfoque a formação interdisciplinar do licenciado, superando as fragmentações que a excessiva disciplinaridade trouxe ao currículo de Física e que tanto comprometem a formação docente para atuar na Educação Básica.

Perfil do Formando

Baseando-se nas propostas de diretrizes curriculares para a licenciatura em Física, o profissional deste curso de graduação deverá apresentar um forte conhecimento dos conteúdos e métodos da Física, além de um perfil que o capacite a ter: visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos; visão da contribuição que a aprendizagem da Física pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania; visão de que o conhecimento físico pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da componente curricular.

O licenciado em Física, como educador, dedica-se à discussão, análise e disseminação do saber científico, seja através da atuação no ensino formal de nível médio, seja através de novas formas de ensino (como vídeos, softwares educativos, Educação a Distância etc.), e dedica-se, ainda, à extensão e à pesquisa em Ensino de Física.

Pólos e Vagas

Três polos ofertam este curso, estando localizados nos municípios de Ananás, Cristalândia e Palmas. São 25 as vagas para cada polo, havendo reserva de 12 das vagas de cada polo para professores da educação básica atuantes na rede pública.

Endereços e Telefones

AnanásEscola Municipal João Dias Borges, Praça da Bandeira s/n, Centro. CEP 77890-000Fone (63) 3442-1529 (63) 9219-6910 Coordenadora: Joab Gomes FonsecaCristalândiaAvenida Dom Jaime Antônio Schuck, 2600, Centro. CEP 77490-000Fone (63) 3354-0389 (63) 3354-0389 Coordenadora: Benzanila Rodrigues Cavalcante

PalmasEscola de Governo, 103 Sul, SO 03, Lt 39, Plano diretor Sul - CEP 77015-016Fone (63) 3218-6335 Coordenadora Marílha dos Santos Maciel

Organização Curricular

A proposta curricular foi planejada prevendo uma duração mínima de 8 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos para sua integralização. Para garantir a multidisciplinaridade e a integração dos conhecimentos, os quatro primeiros semestres do Curso contemplarão componentes curriculares das áre¬as de Matemática, Química, Física e Biologia e pedagógicas. A partir do quinto semes¬tre o curso abordará os conteúdos específicos da área do conhecimento, no entanto, a integração dos conhecimentos será mantida através principalmente de dois tipos de eventos: as atividades de formação que se desenrolarão ao longo do curso e a apresen¬tação, por parte dos os alunos, o resultado de seus trabalhos práticos e de investigação, por meio do seu projeto de intervenção, os quais deverão ter como princípio norteador a multidisciplinaridade.

As atividades de “Estágio”, entendido aqui como componente curricular, se¬rão encaminhadas como práticas de sala de aula, iniciando-se com o planejamento da disciplina a ser ministrada e, no último semestre, você terá de elaborar um relatório final que contemple as observações realizadas nos quatro estágios, incluindo as con¬clusões tiradas com a execução dos projetos de intervenção realizados nos Estágios III e IV, válido como trabalho de conclusão de curso (TCC).

Além das atividades curriculares regulares, estão previstas 200 horas de ati-vidades chamadas “de formação”, atividades de caráter científico-cultural que visam fornecer ao aluno uma maior inserção no meio acadêmico, onde compartilhará seus conhecimentos com os colegas e professores. Essas atividades são regulamentadas pela resolução número 009/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CON¬SEPE.

A carga horária será associada a um sistema a ser definido de créditos de edu-cação a distância e corresponde ao número estimado de horas de estudo, por sema¬na, necessário ao acompanhamento e cumprimento da componente curricular. Para a estimativa deste número por semestre levou-se em conta o grau de aprofundamento e a extensão dos conteúdos propostos, bem como o semestre em que se prevê que a disciplina seja cursada: considera-se que, no primeiro ano, os alunos tenham mais dificuldade em cursar as disciplinas que no segundo ano e assim por diante.

Estruturação dos Cursos

O período letivo é semestral e será desenvolvido ao longo de 18 semanas, com planejamento de distribuição de dois módulos por semestre trabalhados em 9 sema¬nas cada, com no máximo três disciplinas por módulo. O aluno terá de estar presente nos finais de semana no polo para o desenvolvimento das atividades presenciais, com frequência mínima de 75% e, durante a semana, ele desenvolverá as atividades a dis¬tância propostas pelo professor da disciplina.

As atividades presenciais serão desenvolvidas pelo tutor presencial, orien¬tado pelo professor da disciplina, por meio do material impresso, videoconferência, internet, ou mesmo em uma visita do docente ao polo. As atividades a distância serão acompanhadas preferencialmente pelo tutor a distância, podendo também ser orienta¬do pelo tutor presencial, supervisionado pelo professor da disciplina. Essas atividades desenvolvidas a distância serão sequência das atividades desenvolvidas presencial¬mente e devem ocorrer por meio das mesmas mídias usadas nas atividades presen¬ciais, com ênfase nas atividades propostas pelo ambiente virtual de aprendizagem.

Cada disciplina terá de realizar no mínimo duas avaliações presenciais, apli-cadas no polo durante a realização do módulo, com as datas pré-definidas entre a coordenação e o professor da disciplina. Essas avaliações serão somativas e deverão representar 70% da nota da disciplina. Os outros 30% que comporão a nota final da disciplina serão obtidos por meio de atividades realizadas a distância definidas pelo professor da disciplina. Para os alunos que apresentarem desempenho insatisfatório (média parcial igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0) haverá duas semanas, ao final do segundo mó¬dulo, para a realização de estudos de reforço e da avaliação final (exame). Neste pe¬ríodo de reforço, poderá haver conteúdo específico preparado pelo professor de cada disciplina e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, com o acompanha¬mento do tutor presencial e também do tutor a distância. A primeira semana após o término do segundo módulo será destinada à recuperação das disciplinas do primeiro módulo e a segunda semana será destinada às disciplinas do segundo módulo.

Caso o aluno não consiga obter nota satisfatória para a aprovação na discipli-na, mesmo depois do período de reforço, e fique reprovado, ele terá de ficar em regime de dependência, o qual será cursado depois do final do semestre (período de férias). Serão ofertadas todas as disciplinas daquele semestre em regime de dependência e o aluno terá o direito de cursar todas aquelas em que não obteve aprovação. A meto¬dologia de desenvolvimento das disciplinas em regime de dependência será feito de forma semelhante ao desenvolvimento durante o semestre, o professor da disciplina será responsável pelas atividades presenciais e a distância que serão acompanhadas pelo tutor presencial e a distância. As atividades realizadas a distância terão valor de 30% da nota da disciplina da dependência e uma avaliação presencial terá valor de 70% da nota final.

O aluno reprovado na disciplina de dependência terá de aguardar uma nova oferta da disciplina no polo onde está matriculado ou cursá-la em outro polo em que haja oferta daquela disciplina no mesmo curso ou em outro curso em que a disciplina seja equivalente na carga horária e na sua ementa.