Música e fotografia movimentam o Câmpus de Porto Nacional nesta quinta

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 16h39 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 16h31

Uma das fotografias de Helen Lopes que estará exposta em Porto Nacional (Foto: Helen Lopes/Divulgação)Uma das fotografias de Helen Lopes que estará exposta em Porto Nacional (Foto: Helen Lopes/Divulgação)O Câmpus de Porto Nacional terá uma quinta-feira bem animada, com programação cultural envolvendo música e fotografia. A partir das 19h30, no centro de Convivência Central do Câmpus, alunos, professores, técnicos e a comunidade em geral poderão desfrutar da mostra fotográfica "Preto em Branco", do historiador Helen Lopes, e apreciar a música do Babaçu Trio, que percorre desde o início da semana, os câmpus da UFT com o projeto de extensão "90 anos de Tom Jobim".

A exposição

As imagens da exposição trazem como foco as festas populares do Estado do Tocantins, representadas em icônicas imagens, repletas de tradição regional. Folias e rituais das comunidades tradicionais, cerimônias indígenas, manifestações artísticas populares também fazem parte da composição da mostra. De acordo com Lopes, a escolha do preto e branco, além da estética, objetiva despertar o olhar do espectador. Segundo o historiador, o preto e branco exige mais da visão, diferente da imagem colorida que dá mais precisão.

Sobre a perspectiva, o olhar utilizado para captar as imagens, Lopes diz que preferiu que a arte, e não o espaço, predominasse. "A ideia foi tentar somar numa coisa só a arte e cultura, que junta manifestações tradicionais do xerentes, da festa da Santas Almas Benditas, da apresentação do festival de circo e dos malabarista. A idéia é a cultura em preto e branco tanto da própria exposição que tem essas cores como no nivelamento da cultura".

Música

O Babaçu Trio realizará, em Porto Nacional, sua quarta apresentação da série de sete (uma por câmpus) do projeto "90 anos de Tom Jobim". A apresentação ocorrerá na Área de Convivência; veja, abaixo, o cronograma das próximas apresentações nos câmpus de Arraias, Araguaína e Tocantinópolis:

• (29/04) em Arraias às 10h no Auditório da Câmara de Vereadores;
  • (30/05) em Araguaína às 18h30 na Área de Convivência (ao lado da cantina);
  • (06/06) em Tocantinópolis às 19h no Auditório Vigilante Adão Ribeiro.

Na noite da última quarta-feira (26) os músicos José Jarbas Ruas, Anderson Brasil e Marcus Bonilla (que são professores do curso de Educação do Campo do Câmpus de Tocantinópolis) novamente arrebataram a plateia no auditório do Bloco IV, com as canções mais conhecidas de Tom Jobim. Confira, na galeria abaixo, alguns momentos da apresentação musical.

marcador(es): Porto Nacional,Home