EXTENSÃO

Projeto "90 anos de Tom Jobim" inicia turnê nesta segunda, pelo Câmpus de Gurupi

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2017, 10h02 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2017, 11h31

Músicos são professores de Educação do Campo, do Câmpus de Tocantinópolis.

Os professores do curso de Educação do Campo do Câmpus de Tocantinópolis, José Jarbas Ruas, Anderson Brasil e Marcus Bonilla iniciam nesta segunda-feira (24), pelo Câmpus de Gurupi, a série de apresentações do projeto "90 Anos de Tom Jobim". A apresentação será às 19h, no auditório do anfiteatro da UFT em Gurupi. A entrada é gratuita e aberta a toda a população, não sendo necessária inscrição prévia.

Músicos já deram mostras do repertório em eventos no Câmpus de Tocantinópolis (Foto: Marcelo Militão/Divulgacao)Músicos já deram mostras do repertório em eventos no Câmpus de Tocantinópolis (Foto: Marcelo Militão/Divulgacao)

A abertura do evento será feita pela cantora Anne Raelly, paraibana residente no Tocantins há seis anos. Ela é professora de música no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Gurupi e apresentará músicas de compositores nordestinos como Chico César e Dominguinhos.

O compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista Antônio Carlos Jobim é um dos precursores da Bossa Nova. Ele completaria 90 anos este ano e, baseado nisso, o professor Ruas elaborou o projeto de extensão, que visitará todos os câmpus da UFT até o mês de junho.

Em entrevista anterior, Ruas explicou que o projeto se propõe a fazer o público refletir sobre a vida e obra do maestro. Ruas é responsável pela guitarra, Anderson Brasil pelo sax e violão, enquanto Marcus Bonilla toca violoncelo, violão e percussão. O repertório tem cerca de 12 músicas, com arranjos dos próprios professores. Também estão previstos comentários estéticos sobre a Bossa Nova durante as apresentações.

Para Ruas, o projeto é uma boa oportunidade para estreitar os laços entre a comunidade acadêmica e local e também para motivar outras pessoas a desenvolverem projetos similares. De acordo com a organização do evento em Gurupi, foram fechadas parcerias com os cursos de Letras e Jornalismo da Unirg e também com o curso de Artes Cênicas, do IFTO de Gurupi, para que seus estudantes possam participar do projeto de extensão na UFT.

Cartaz de Divulgação do Projeto 90 anos de Tom JobimCronograma

A previsão é de que as apresentações sigam, depois do Câmpus de Gurupi, para Miracema (25 de abril), Palmas (26 de abril), Porto Nacional (27) e Arraias (29 de abril); no dia 30 de maio a apresentação será em Araguaína e em junho, no dia 06, o projeto será encerrado no Câmpus de Tocantinópolis, conforme o cronograma divulgado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

• (25/04) em Miracema às 19h no Auditório do Câmpus;
  • (26/04) em Palmas às 19h no Auditório do Bloco IV;